Várias crianças moçambicanas partem para a África do Sul "à procura de emprego, a fugir de problemas e maus-tratos na própria família", mas são vítimas de abuso sexual à chegada.
| foto FEISAL OMAR/REUTERS |
| Cada vez mais crianças fogem de Moçambique para a África do Sul em busca de melhores condições |
"Várias crianças deslocam-se para a África do Sul em busca de melhores condições de vida, como o emprego, e por causa de maus-tratos no seio da família", disse Fidelina Mondlane, coordenadora da Rede Contra o Abuso de Menores em Moçambique (RCAM), após um seminário realizado em Maputo sobre crianças em movimento na África Austral.
A responsável fez também referência às condições de viagem "deploráveis" que as crianças enfrentam e deu conta de casos de abuso sexual à chegada à África do Sul.
Um estudo realizado pela RCAM nas zonas fronteiriças de Maputo, em 2008, revelou que, nesses locais, as motivações que incentivam as crianças a emigrar são totalmente diferentes.
Fidelina Mondlane explicou à Agência Lusa que na Ponta do Ouro, por exemplo, "as crianças vão à África do Sul por causa da falta de acesso à informação nacional, pois neste ponto do país não há acesso a emissoras de rádio e televisão nacionais".
Na província de Gaza (Chókwè), a representante da RCAM relata casos de fuga a casamentos forçados e prematuros. "Em Chókwè, uma menina dos seus 15 anos foi obrigada pela mãe a casar com um homem de 40 e poucos anos porque ele tinha melhores condições e acabou levando-a para a África do Sul. Não sabemos em que condições ela se encontra", conta.






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com