A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), via Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), promoveu, na manhã desta segunda-feira (1), uma palestra de combate aos maus-tratos a animais. A Diretoria estima que cerca de 17 mil cães e gatos abandonados pelas ruas da capital. Durante o mês de agosto, a Prefeitura de Cuiabá promoverá palestras e iniciativas de integração que fomentem o cuidado e a proteção aos animais.
A diretora de Bem-Estar, Beatriz Sena, afirmou que a Prefeitura de Cuiabá recebe uma média diária de 30 solicitações. Destas, duas apontam casos de violência animal. Ainda segundo ela, o trabalho da Diretoria não consiste apenas na execução de ações fiscalizatórias, mas também de estímulo à proteção à vida dos bichinhos, bem como de orientação legal aos seus respectivos tutores.
"Sabemos que as informações precisam ser divulgadas incisivamente, pois, hoje, infelizmente, a conscientização da causa animal em Cuiabá ainda é muito pequena. Nós temos essa obrigação de ensinar as pessoas. Durante todo esse mês de agosto teremos diversos eventos que irão demonstrar, na prática, nosso papel, por meio da parceria firmada com diversas entidades representativas", declarou.
A secretária-adjunta de Meio Ambiente, Ana Paula Moreli, salientou a importância da participação popular. "Será um mês repleto de atividades voltadas aos animais, desde amostragens teóricas até as mais divertidas com o ‘Cão Folia’ para o encerramento das atividades. Sabemos que muito ainda precisa ser feito em prol dos indefesos, porém, a população é a nossa principal aliada na construção de um ambiente saudável para eles, uma das principais bandeiras da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro", completou.
A estudante de medicina veterinária, Lanna Laís Gonçalves de Lima, uma das participantes, comentou que a iniciativa possibilitará a ampliação dos seus conhecimentos acadêmicos. "Fiquei sabendo da palestra pelas redes sociais da Prefeitura de Cuiabá e vim. Presenciamos circunstâncias ruins diariamente e não sabemos, muitas vezes, como proceder, aqui eles estão explicando certinho. Estou no período de férias e estou aproveitando a chance de aprender um pouco mais sobre essa realidade", frisou.
Este ano a administração atual sancionou a lei nº 6.746/2022, que dispõe sobre os agressores que cometerem crimes de maus-tratos aos animais arcarem com as despesas do tratamento clínico. Essa é a sétima normativa regulamentada pela gestão Emanuel Pinheiro nos últimos cinco anos versando sobre a causa animal. Além disso, a cidade é a única no país a dispor de uma unidade de saúde exclusiva para o tratamento de animais domésticos, o Hospital Veterinário Municipal (HVM), o Complexo Manchinha. O lançamento oficial da obra ocorreu em maio deste ano.
Participaram da abertura do evento, o vereador por Cuiabá, Sargento Vidal, a delegada Juliana Palhares (da Delegacia de Repressão a Entorpecentes), Polícia Militar e representantes da sociedade civil.
Confira a programação completa:
05 de agosto - Sexta-feira
Feira de adoção
Local: Praça Alencastro
Horário: 8h
12 de agosto - Sexta-feira
Palestra para Ongs e Protetores Independentes
Local: Auditório da Prefeitura de Cuiabá
Horário: 9h
16 de agosto - Terça-feira
Lançamento do projeto O meu Amigo Humano
Local: Canil municipal
Horário: 9h
19 de agosto - Sexta-feira
Lançamento do projeto O Protetor Mirim
Local: Escola Municipal Tenente Octacílio Sebastião da Cruz
Horário: 9h
27 de agosto - Sábado
Evento Cão Folia
Local: Praça Alencastro
Horário: 16h.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com