Emanuel Pinheiro diz que daqui a alguns dias deve tornar o uso da máscara facultativo em Cuiabá

 Davo Valle

DAVO VALLE

publicidade

Apesar de 97%  da população cuiabana estar vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) disse na noite desta terça-feira (08)  que que  ainda não chegou a hora de liberar o uso da máscara no município nos ambientes fechados, já que nos espaços abertos já foi permitido. Porém, se os números, com a redução de casos da doença, se mantiverem favoráveis, daqui a alguns ele vai tornar facultativo a utilização da proteção.

“Mantendo estes números, questão de dias vou tornar o uso da máscaras facultativo e deixar que cada cidadão cuide de si e de sua família. Não se acaba a pandemia por decreto e sim conversando e dialogando. Vamos ter um pouquinho de prudência, estamos vencendo a pandemia, retomando a economia com resultados altamente satisfatórios”, disse o prefeito, alfinetando o governador Mauro Mendes, que na noite de segunda-feira revogou a proibição do uso de mascaras no Estado.

“Desde o começo deste pesadelo, desta pandemia que dilacerou muitas famílias, tenho me pautado pela prudência, privilegiando a vida. Tomando às vezes muitas decisões que não gostaria de tomar, orientado pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde e o Comitê de Enfrentamento à Covid, ouvindo os técnicos especializados”, continuou o prefeito

Durante sua live, Emanuel apresentou os números da campanha de vacinação no município. Foram aplicadas até agora 1,1 milhão de doses da vacina, atingindo 97% da população acima de 18 anos com a primeira dose; 90% da população com a segunda dose; quase 80% da faixa etária de 13 a 17 anos com a primeira dose; e as crianças de 5 a 1  anos com 27% de imunização.

Segundo Emanuel, com a diminuição dos casos da doença, a ocupação de leitos no município na rede pública está em 25%; os leitos de UTI está em torno de 60% e as UTIs pediátricas caiu para 20%.

“Os números são altamente satisfatórios, mas ainda não nos permite hoje tirar as máscaras. Com o avanço da vacinação em Cuiabá, esteamos aumentando a imunização e a resposta da população ao contágio. Estamos vencendo a pandemia com a graça de Deus, já estamos avançando e, paralelo a isso, retomando a atividade econômica”.

Emanuel lembrou que o vice-prefeito José Roberto Stopa no período em que o substituiu na prefeitura publicou decreto liberando o uso de máscaras em ambiente aberto e ele não revogou.

“Daqui a poucos dias vou colocar como ponto facultativo e deixar para cada família decidir”

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com