Semana inicia com movimento Contra a Pedofilia


Está marcada para esta segunda-feira, às 14h, no auditório da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), a primeira ação do Movimento Todos Contra a Pedofilia em Cascavel, que terá ações durante toda a semana, até sexta-feira. Trata-se da palestra da  sargento Tânia Guerreiro, que abordará o tema “Prevenção e combate ao abuso sexual infantil”.
A atividade é um movimento nacional que surgiu no ano de 2008 por iniciativa do promotor de Justiça Carlos José e Silva Fortes, autor da cartilha “Abuso Sexual – Algumas informações para pais ou responsáveis”, publicada pelo Senado Federal e distribuída em todo o País. Ele também foi um dos redatores do texto da Lei Federal 11.829, de 25 de novembro de 2008 (Lei contra a Pornografia Infantil).
O movimento ganhou projeção em outros estados do Brasil a partir da CPI da Pedofilia, em 2009. O objetivo do movimento é a conscientização da população para a prevenção dos crimes ligados à pedofilia (abuso sexual e exploração sexual) e consequente defesa dos direitos da criança e do adolescente, especialmente direitos à saúde e à dignidade. 

Em Cascavel

Desde 2010 a Semana Todos Contra a Pedofilia é realizada pela Cidadania Quadrangular, departamento da Igreja do Evangelho Quadrangular, e coordenada pelo pastor Valdair Mauro Debus com a participação dos alunos da disciplina de cidadania do Instituto Teológico Quadrangular.
Somente em 2013, quando Cascavel passou a ser o primeiro município do Brasil a ter instituída a Semana Municipal Todos Contra a Pedofilia, prevista pela Lei 6.195/2013, o movimento passou a ser intitulado “Em Cascavel, Todos Contra a Pedofilia”. O projeto de lei foi protocolado pelos vereadores Vanderlei da Silva e Jorge Menegatti e homologado pelo prefeito em exercício Maurício Theodoro no dia 10 de abril deste ano.
A coordenação do movimento acredita que é importante o envolvimento de toda a sociedade nas ações para que os objetivos sejam efetivamente cumpridos.
Os empresários são convidados a apoiar a campanha por meio da confecção de banners, que são afixados nas empresas e também por meio da compra de camisetas para seus funcionários. Da mesma forma, todo cidadão pode apoiar a campanha nas redes sociais, comprando e vestindo a camiseta do movimento e participando das palestras e mobilizações previstas na programação da Semana Municipal Todos contra a Pedofilia.
Durante a semana, estão previstos procedimentos informativos, educativos, palestras, audiência pública e conferências e manifestações públicas, a fim de que a sociedade possa conhecer melhor o assunto e debater sobre iniciativas de combate ao crime de pedofilia. 

Central de Atendimento

Uma central de atendimentos e informações foi montada para centralizar os pedidos de camisetas e banners.  A central fica na Rua Voluntários da Pátria, 1029 - ao lado da Igreja do Evangelho Quadrangular, o atendimento é de segunda a sexta-feira em horário comercial. O telefone de contato é (45) 3223-2938.