Secriança: ações integradas para combater violência sexual


O lançamento nesta segunda-feira(13)
Como parte das ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio, a Secretaria da Criança promove algumas atividades para auxiliar professores, servidores e conselheiros tutelares a identificar sinais de violação de direitos. Uma das ações acontece na próxima segunda-feira(13), com a realização do “Seminário: Formação Continuada no Contexto da Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Na oportunidade, uma aula inaugural vai abrir o I Curso de Formação Continuada em Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes que terá início na segunda-feira, dia 13 e se estende até o 1º de julho, como resultado de uma parceria da Secriança com a Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE).
O evento também vai marcar o lançamento do “Guia Escolar: identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, no âmbito do Distrito Federal, como resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em conjunto com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e apoio do Governo do Distrito Federal por meio da Secretaria da Criança.
O Guia Escolar tem 240 páginas com amplo material editado de maneira inédita com instruções para detectar sinais de abuso e visa auxiliar professores(as) e toda a rede de proteção das crianças e adolescentes, como servidores da Secretaria da Criança e de outros órgãos além dos Conselheiros Tutelares.
A secretária Rejane Pitanga destaca que “esse evento, com o lançamento do curso e do Guia é resultado de uma articulação entre a Secretaria da Criança e de Educação. Uma ação integrada de grande importância pois marca uma nova era, onde a atenção integral à criança e ao adolescente, foca na prevenção e na educação como o melhor instrumento para se combater a violência sexual contra crianças e adolecentes”.
Já para a subsecretária de Políticas da Crianças da Secriança, Maura Luciane, “tanto a realização do curso, quanto o lançamento do Guia, comprovam que a política de governo atual de priorizar a formação como auxiliar no trabalho de prevenção. Em muitos casos é o professor ou a professora que primeiro percebe sinais de abuso nas criança e adolescentes”.
A solenidade com o Seminário, a abertura do I Curso de Formação Continuada em Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e o lançamento do Guia escolar será realizada na Sala Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na próxima segunda-feira(13), das 8h30 às 12h.
Para mais informações sobre o Curso e inscrições ligue na subsecretaria de Políticas para Crianças, da Secriança, pelos telefones: 3234-2195/3361-8323.