Luciane Bezerra afirma temer que relatório oficial omita possível culpa de membros do governo, porque relator Emanuel Pinheiro é da base aliada
LORENA BRUSCHI
Da Reportagem
A deputada estadual Luciane Bezerra (PSB) adianta que vai apresentar um relatório paralelo ao do relator da CPI do MT Saúde, o deputado Emanuel Pinheiro (PR), caso o documento redigido pelo republicano não contemple as constatações de desvio de recursos apontadas por ela durante os trabalhos da comissão.
Emanuel vinha ponderando ainda não saber se apontaria ou não a suposta culpa dos ex-presidentes do plano, Yuri Bastos e Gelson Smorcinski, em seu relatório final.
“Minha equipe jurídica já está trabalhando em um relatório para indiciar os responsáveis. Há provas de que houve desvios de verba e não podemos permitir que isso termine em pizza”, diz a deputada, que quer punição aos responsáveis.
Luciane acredita ainda que, por ser da base aliada ao governo do Estado, Emanuel pode omitir informações que poderiam prejudicar a imagem ou que incriminem os antigos gestores do plano, funcionários públicos ou ocupantes de cargos de confiança no staff do governador Silval Barbosa (PMDB).
A socialista ressaltou ainda que os desvios e má gestão detectados pela CPI resultaram em uma dívida de R$ 73 milhões, que já foi paga pelo governo do Estado para restabelecer o atendimento aos segurados pelos hospitais conveniados. Além disso, a comissão constatou que o sistema de gestão precisa ser alterado, pois atualmente é insustentável.
Acredita-se que aproximadamente R$ 20 milhões tenham sido desviados do MT Saúde. Contudo, ainda não foi identificado quem teria recebido este valor. O dinheiro era descontado dos pagamentos dos servidores filiados, mas não chegava às unidades médicas conveniadas. Estas, por sua vez, interromperam os atendimentos no final de 2012, o que resultou em uma enorme crise do plano, que perdeu milhares de clientes.
O prazo final para a conclusão dos trabalhos é 27 de junho, mas Emanuel Pinheiro vinha prometendo entregar o relatório até o final de maio. O prazo apresentado por ele foi o último dia 30, data em que não houve expediente no Legislativo estadual devido ao feriado de Corpus Christi. Assim que houver a conclusão das apurações, o relatório da CPI será encaminhado para o Ministério Público Estadual (MPE) e outros órgãos fiscalizadores.
http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=432782
MT SAÚDE/CPI Deputada prepara relatório paralelo
maio 31, 2013
Politica, Últimas notícias