Tarso Nunes, Camila Cervantes e Patrícia Sanches
Fotos: Tarso Nunes
Momento em que o manifestante foi imobilizado pela Polícia Militar durante ato em VG
A equipe de reportagem doRDNews - que acompanhava o desfile - registrou, com exclusividade, o momento em que o manifestante foi imobilizado pela Polícia Militar e por seguranças do governador, que foram surpreendidos pelo ato.
Apesar do susto, os ovos não atingiram nenhuma autoridade. Sobrou apenas o constrangimento. Não se sabe ao certo ainda as motivações do ataque, nem mesmo para quem eram direcionados.
O incidente ocorreu no início do evento. O manifestante estava do outro lado da avenida Couto Magalhães e, ao perceber que havia uma "brecha" para o ataque, atirou um ovo em direção ao palco. O rapaz, que ainda não foi identificado, foi preso e presta esclarecimentos.
Às 17h34 - 13 manifestantes prestam esclarecimentos
Policiais prendem manifestantes que, neste momento, prestam esclarecimentos
Conforme a PM, trata-se de um movimento de skatistas que cobravam a construção de uma pista de skate na cidade. Alegam que como não existe um local apropriado para essa atividade esportiva, resolveram cobrar por meio de uma ação inusitada, chamando a atenção.
Entre os detidos estão menores com idades entre 10 e 13 anos. Neste caso, eles estão sendo liberados na medida em que os pais chegam ao local. No caso dos que têm entre 18 a 26 anos, eles estão neste momento prestando depoimento. Posteriormente, o conteúdo será remetido para a Polícia Civil, que abrirá inquérito para apurar os fatos.
Às 17h53 - Secretário de VG classifica ato como vandalismo
O secretário de Comunicação de Várzea Grande, Eduardo Ferreira, diante do incidente classificou a situação como vandalismo. Eduardo disse ainda que toda a manifestação é válida, no entanto, que seja feita de forma pacífica e não arremessando ovos.
Às 18h23 - Prefeito Walace lamenta ato
Por meio do Facebook, o prefeito de Várzea Grande Walace Guimarães lamentou o incidente ocorrido durante o desfile em comemoração ao aniversário da cidade. Ele garante que sua administração tem atuado em várias frentes. "A prefeitura tem realizado obras e diversas ações para beneficiar a população várzea-grandense e não há motivos para esta manifestação", disse.
Às 19h01 - Emanuel Pinheiro diz que ninguém foi atingido
O deputado estadual, Emanuel Pinheiro (PR), chegou 3 minutos após o ocorrido e lamentou o fato. O parlamentar disse ainda que logo os manifestantes foram detidos e que os ovos arremessados não atingiram ninguém. “O desfile prosseguiu normalmente”.





