
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo, que transforma a própria casa parlamentar em comissão para ouvir depoimentos e tomar informações diretamente, atendendo aos reclamos do povo. A criação e instalação de uma (CPI), contra a CAB Ambiental, vinha sendo propalada e anunciada, aos quatro cantos do mundo, serviu de palanque eleitoral, para diversos vereadores; alguns se reelegeram, outros não. Agora, de forma inesperada surge uma força do além, que consegue demove-los da ideia de instalação e execução da mesma.
Em nosso país, infelizmente deparamos com algumas situações anômalas e, que nos deixam atônitos e envergonhados, com algumas tomadas de posições por parte de alguns políticos, que deveriam efetivamente ser os representantes do povo e, não contrários a eles.
Reporto-me a tão falada e propalada (CPI) da CAB Ambiental, que foi amplamente difundida e propalada pelo Legislativo Municipal e, que alguns vereadores fizeram da mesma, uma verdadeira bandeira de luta, criando nas pessoas mais humildes, uma expectativa tão grande; não como fator repressivo a empresa CAB, e sim, como oportunidade para que a mesma possa expor e, demonstrar para a população seus trabalhos realizados.
Agora, o que acaba dando um verdadeiro nó na cabeça das pessoas, são os motivos torpes e inexplicáveis para que esta (CPI) seja arquivada. Será que se ainda estivéssemos em campanha eleitoral, tal atitude seria tomada por parte dos nossos nobres vereadores?
Vejam alguns dos argumentos usados, pelos antes ferrenhos defensores da (CPI), e que agora de forma súbita, mudaram de opinião e são favoráveis ao arquivamento da mesma.
Um dos grandes vereadores por Cuiabá, Domingos Sávio (PMDB), um dos idealizadores dessa (CPI), agora, parece demovido da ideia de instalação da mesma, usando como argumento, a possibilidade de ser boicotado no andamento das investigações.
O grande vereador Toninho de Souza (PSD), um defensor ferrenho dos fracos e oprimidos, em um programa televisivo. Na condição de vereador, também parece querer recuar da (CPI), argumentando que a mesma poderia ser recebida com suspeita pela população; suspeita sim, será o arquivamento da mesma, ai sim, é que a população irá ficar mais confusa ainda, com esse, vai não vai.
Resumo da ópera, a instalação e execução de uma (CPI), não objetiva penalizar ou suspender os trabalhos, da concessionária dos serviços de água e esgoto em Cuiabá; desde que, a mesma possa provar através de documentos e demonstrativos, sua competência e trabalho destinado à população, e que este, seja de qualidade.
Pare o mundo, quero descer.