Com o intuito de incentivar os contribuintes cuiabanos a comparecer no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o prefeito Mauro Mendes (PSB) anunciou nesta segunda-feira (13) que irá premiar o bairro que tiver o índice mais alto de pagamento do tributo.
Um levantamento já está sendo feito pela secretaria de Fazenda e a medida deve ser implantada já este ano. O bairro vencedor será beneficiado com um programa imediato de recuperação asfáltica.
“Estamos fazendo um levantamento para saber qual o bairro que mais pagou o IPTU. Aquele que tiver o maior índice de pagamento será premiado com recapeamento e realização de serviços públicos”, enfatiza.
A medida, no entanto, não deve atingir os bairros mais carentes da Capital, uma vez que algumas regiões têm quase 100% de seus moradores isentos do pagamento deste imposto. Apesar disso, Mendes não vê prejuízos.
“São quase 300 bairros. Se você não beneficia quem faz as coisas corretas, isso é um desestimulo. A premissa básica para quem faz as coisas corretas é premiar. Se eu não posso premiar todo mundo, eu não premio ninguém? Então as Olimpíadas deveriam acabar. Os campeonatos deveriam acabar. Os concursos deveriam acabar, porque você não consegue premiar todo mundo. Não é esse o pressuposto da boa gestão e da boa administração”, defende.
O chefe do Executivo Municipal acredita que no próximo ano esta medida trará maiores reflexos para a administração. “Isso é um estimulo para que nos próximos anos outros bairros possam correr atrás e receber o benefício também”.
Até o momento, o Palácio Alencastro já arrecadou mais de 60% do montante previsto para este ano, que é de R$ 85 milhões. “Arrecadamos R$ 53 milhões com o IPTU. Praticamente tudo no mês de abril”, comemora o secretário de Fazenda, Guilherme Muller.
(Diário de Cuiabá)





