A Secretaria da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos inicia nesta segunda-feira, às nove da manhã, a Programação Estadual de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual que prossegue até o dia 28. A iniciativa tem como objetivo é informar e sensibilizar a sociedade alagoana para denunciar esse tipo de crime. Nesta segunda-feira será realizada a Terceira Mostra de Cinema sobre Tráfico de Pessoas – Modalidade: Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pelo Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado de Alagoas. Haverá também a fiscalização do Procon, tendo como ponto de concentração o Terminal Rodoviário Dom Pedro II/Feitosa, na sequência, segue para os motéis que estão na mesma localidade e orla lagunar. A programação envolve as Superintendências da Criança e do Adolescente, de Direitos Humanos, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Procon, Corregedoria da Geral da Justiça, Polícia Rodoviária Federal de Alagoas, Assembleia Legislativa, Câmara Vereadores de Maceió, sociedade civil e os municípios alagoanos.
ENTREGA DE SEMENTES
Os agricultores de Palmeira dos Índios recebem, nesta segunda-feira, 21.400 quilos de sementes de milho e feijão para garantir o plantio e a safra de 2013, numa ação do Programa de Sementes, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Ao todo, 2.500 agricultores serão beneficiados. A solenidade, que vai contar com a presença do secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior, e do prefeito do município, James Ribeiro, será realizada a partir das nove da manhã, na Praça da Independência, no Centro da cidade. Também são esperados produtores rurais, vereadores, secretários municipais, representantes de cooperativas, associações e sindicatos rurais. O governo do Estado, por meio da Seagri, repassa 850 toneladas de sementes para cerca de 80 mil agricultores em todos os 102 municípios. O Programa de Sementes é um dos projetos do Alagoas Tem Pressa e recebe investimentos do Fundo Estadual e Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). Além das sementes, serão entregues farelo de milho e sorgo para alimentação animal, numa ação de combate aos efeitos da seca, máquinas plantadeiras, arados de tração animal e dois mil pintinhos, por meio do Programa de Avicultura Familiar Sustentável.
DIA DE LUTA ANTIMANICOMIAL
A atenção à saúde mental no Brasil teve uma série de avanços nos últimos anos, que possibilitou a melhoria na qualidade de vida das pessoas portadoras de doenças mentais, bem como facilitando o seu ingresso na sociedade. Para lembrar o Dia de Luta Antimanicomial, que transcorre no próximo dia 18, a Secretaria de Estado da Saúde, através do Núcleo de Saúde Mental, estará realizando uma série de atividades, com a participação de usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Durante toda semana acontecerão eventos para lembrar o Dia de Luta Antimanicomial. Nesta segunda-feira, das dez da manhã às quatro da tarde, será realizada uma panfletagem no Calçadão do Comércio. Na sexta, dia 17, os portadores de transtornos mentais terão um dia diferente e com muita diversão, no Clube da Petrobras, em Guaxuma, a partir das nove da manhã. A ação conta com a Copa Caps de Futebol Society, ginástica, biodança, corrida de saco, oficina de pintura, corte de cabelo, apresentação musical e massagem.
CASAL PPP DO AGRESTE
O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes, atendendo a convite do secretário nacional de Saneamento Ambiental, Osvaldo Garcia, fez uma apresentação nesta sexta-feira, na sede da Secretaria, em Brasília, sobre o contrato da PPP do Agreste firmado com a CAB, visando comprovar a lisura de todo o processo em seus aspectos sociais, jurídicos, ambientais, econômicos e sociais. Menezes, que se fez acompanhar do vice-presidente de Gestão Operacional Carlos Figueiredo, levou os esclarecimentos necessários aos representantes da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, tendo-se reconhecido o mérito do Estado de Alagoas e da Casal no desenvolvimento de projetos que têm como finalidade o interesse maior da sociedade e a viabilização empresarial da Companhia, com a melhoria da qualidade dos serviços e maior eficiência na gestão.
EMATER/AL EXTENSIONISTAS
A diretoria do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/Alagoas) promove nesta segunda e terça, no Centro Social da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag), bairro de Mangabeiras, em Maceió, a capacitação para nivelamento dos técnicos cedidos pelos municípios que assinaram termo de cooperação técnica com a entidade. O treinamento começa às nove da manhã e contará com a participação de cerca de 50 técnicos extensionistas.
ESGOTAMENTO DE PIRANHAS
Representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), estiveram reunidos, essa semana, para discutir o licenciamento ambiental para obras de esgotamento no município de Piranhas, tido hoje como terceiro destino turístico de Alagoas. Segundo Adriano Augusto, diretor-presidente do IMA, o grupo quer encontrar alternativas para as obras de drenagem e esgotamento sanitário daquele município. Isso porque, explicou, há importantes questões consideradas, como a geologia e as características locais que tornaram parte do conjunto arquitetônico patrimônio natural.
ITEC CENTRAL DE SERVIÇOS
A Central de Serviços do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) implantou um novo sistema de atendimento ao cliente. A novidade permite que o cliente faça solicitações através do site ‘centraldeservicos.itec.al.gov.br’ através do seu usuário e senha do email oficial do Estado, Expresso Livre Alagoas. A abertura de solicitações através do telefone (82) 3308-400 continua sendo feita de segunda a sexta-feira no horário de sete da manhã às sete da noite, o cliente pode fazer suas solicitações também através do email servicedesk@itec.al.gov.br.
DJAVAN COMENDA
Na última quinta-feira, Academia Alagoana de Letras foi palco de uma homenagem feita a um dos mais ilustres artistas alagoanos: o cantor e compositor Djavan. O também considerado grande poeta pelas letras de suas canções, recebeu a comenda IB Gatto Falcão das mãos do presidente da Academia, Carlos Melro. A comenda, que leva o nome de um grande intelectual alagoano, fundador da Escola de Ciências Médicas, busca homenagear personalidades de vários setores representativos da sociedade do nosso Estado. O secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, na ocasião representando o Governo do Estado, falou da importância da homenagem. “Essa comenda é um simples reconhecimento pelo imenso trabalho desse poeta que espalhou suas canções pelo Brasil, com tantas letras que remetem a sua terra Natal, a nossa Alagoas”, disse o secretário.
DOAÇÃO IMÓVEIS RURAIS
O Comitê Gestor de Conflitos Agrários, presidido pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, realizou nesta sexta-feira sua décima sétima reunião ordinária. Na ocasião, o secretário apresentou a Lei 7.743, sancionada pelo governador Teotonio Vilela na quinta-feira e publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta. A lei autoriza a doação de 14 imóveis rurais ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Estado de Alagoas, dos quais 12 estão localizados no município de Teotônio Vilela, um em Marechal Deodoro e um em Taquarana. Todos os imóveis serão destinados para implantação de projetos de assentamento rural e ficarão sob gestão e responsabilidade do instituto. O secretário Álvaro Machado dedicou a conquista ao trabalho conjunto que vem sendo executado pelos membros do comitê e os representantes dos movimentos.
SEMENTES EM IBATEGUARA
O município de Ibateguara foi contemplado, na quinta-feira, com a entrega de mais de cinco toneladas de sementes de feijão de arranca, feijão de corda e milho, numa ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura. Vários municípios alagoanos já receberam as sementes, entre eles, Novo Lino, Santana do Ipanema, Tapera, Traipu, Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia, Cajueiro, Capela, São José da Laje. As sementes são entregues por meio do Programa Sementes, da Seagri, dentro do projeto Alagoas Tem Pressa. Em todos os 102 municípios, 850 toneladas de sementes de feijão, milho, arroz, algodão, mamona e sorgo serão repassadas para mais de 70 mil agricultores familiares. O objetivo do programa é garantir aos pequenos produtores a safra de 2013, a produção de alimento e a geração de ocupação e renda no campo. Ao todo, serão investidos 7,7 milhões de reais com sementes, entre outras ações, para produção de forragem e outros grãos para alimentação animal e humana, além de ações de assistência técnica rural, estruturação e logística para dar o suporte necessário aos agricultores alagoanos. As prefeituras ou entidades do Sertão que já tiverem os Termos de Doação devem procurar o armazém da Seagri, em Santana do Ipanema, para fazer a retirada das sementes. Aquelas que ainda não têm o termo devem procurar os escritórios da Emater/Seagri para fazer a retirada do Termo de Doação. Mais informações pelo telefone (82) 3315-3672, das oito da manhã às duas da tarde.
LIVRO JACINTO SILVA
No Balançando o Ganzá deste sábado, que vai ao ar às duas da tarde, pela Rádio Educativa FM, Ivan Barsand bate um papo com o pesquisador e autor do livro “Jacinto Silva- As Canções”, Luciano José. O programa faz ainda uma homenagem ao Dia das Mães com um passeio musical pela obra dos nossos artistas populares.O livro “Jacinto Silva- As Canções” é o resultado de uma pesquisa iniciada em agosto de 2005 e que se desenvolveu através de consultas bibliográficas e contatos com parentes e parceiros musicais. O livro tem o objetivo de revitalizar a obra de Jacinto Silva, particularmente o forró pé-de-serra, e a memória cultural dos alagoanos.





