O vereador Dilemário Alencar (PTB) protocolizou na sessão legislativa da Câmara Municipal desta terça-feira (14) requerimento solicitando que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) instale o mais urgente possível faixas elevadas para pedestres em frente às instituições de ensino públicas ou privadas existentes em Cuiabá.
A iniciativa do vereador surgiu devido às muitas reclamações de estudantes e professores sobre acidentes que vem ocorrendo com freqüência devido à alta velocidade com que os veículos trafegam nas ruas e avenidas em que ficam localizadas diversas escolas e faculdades.
“Centenas de cidades estão adotando a elevação da pista de rolamento dos veículos até a altura da calçada na área onde se encontra a faixa de travessia de pedestres. Essa ação tem ajudado a coibir abusos de velocidade, propiciado mais segurança para os munícipes e facilitado a passagem de pedestres”, explicou o vereador Dilemário ao defender que a SMTU atenda a sua reivindicação.
O vereador explica que a faixa elevada, é, na verdade, a mistura de lombada (ondulação transversal) na elevação e descida, com faixa de pedestre, o que permite que o pedestre não necessite mudar o nível que se encontra, facilitando a mobilidade dos pedestres, em especial, crianças, idosos e cadeirantes.
“O ideal seria que a prefeitura instalasse faixas elevadas em todas as ruas e avenidas movimentadas de Cuiabá. Entretanto, penso que a instalação urgente de faixas elevadas em frente de escolas e universidades já será um bom começo, pois os motoristas serão obrigados a diminuir a velocidade, o que evitará que alunos, pais, professores e outros pedestres continuem ficando expostos a acidentes e até mesmo tragédias que causam mortes”, pontuou Dilemário.