CAMPANHA CONTRA PEDOFILIA E EXPLORAÇÃO SEXUAL COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA


Proteger as crianças e adolescentes é um dever da família e do Estado, como está preconizado pelo Eca – Estatuto da Criança e do Adolescente. Para evitar que os menores passem por constrangimentos de cunho sexual, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, realiza entre os dias 7 e 25 de maio a V Campanha de Enfrentamento à Pedofilia e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes.
A abertura oficial acontece nesta terça-feira (7), no auditório da Câmara de Vereadores. Durante o período da campanha haverá fóruns, concurso de rap com os alunos de escolas estaduais, distribuição de panfletos e passeio ciclístico, entre outras atividades.
O objetivo deste trabalho é conscientizar a população sobre os direitos das crianças e adolescentes para reduzir os índices de violência contra este grupo, incentivar as denúncias, promover a interação de todos do SDG – Sistema de Garantia de Direitos, e contribuir com o cumprimento das diretrizes estabelecidas no Eca.
O abuso ou exploração do corpo e da sexualidade pode ocorrer de formas intrafamiliar e extrafamiliar, a exploração sexual pode ser por meio do turismo sexual, pornografia, tráfico e prostituição. O abuso geralmente é praticado por pessoa com quem a criança ou adolescente confia. A exploração sexual é utilizar estes menores com a intenção de lucro ou troca, seja financeiro ou não.
Para contribuir com as crianças e adolescentes, a sociedade pode fazer a denúncia pelo Disque 100. Basta ligar para este número para praticar a cidadania e zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes.

CIDADE | OUTRAS NOTÍCIAS: