Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, em parceria com o Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), promoveu neste sábado (18), a caminhada da paz pelas principais ruas da cidade, como forma de conscientizar a população a combater a exploração sexual.
De acordo com a diretora do Creas, Thalita Costa, é necessário que o combate à violência ao público infanto-juvenil seja uma questão amplamente debatida na sociedade e nos meios de comunicação.
“Aqui em Itaporanga, como em todo o País, a campanha busca alertar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema, conforme preconiza o artigo 70 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que define o dever de todos na prevenção da ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente. É importante a participação de todos, principalmente o debate na imprensa, que é uma aliada forte no combate a exploração sexual”, explica Talita Costa.
Fiel combatente a exploração sexual infanto-juvenil, a prefeita Maria das Graças (Gracinha-PSDB), destacou a importância do evento e convidou a população itaporanguense a se engajar nessa luta.
“Como uma defensora dos direitos da criança e do adolescente, minha presença aqui, como prefeita, é uma obrigação. Tenho que dar exemplo, participando e trabalhando firme para combatermos cada vez mais a violação dos direitos humanos em nosso município. Essa é uma luta não apenas da prefeita Gracinha, dos psicólogos e dos assistentes sociais, mas uma luta de toda a sociedade, que deve participar e combater esse mau, que é a exploração sexual infanto-juvenil”, conclamou a prefeita.
Além da prefeita Gracinha, a caminhada contou com as presenças de vereadores, secretários municipais, assessores, funcionários do Creas e a comunidade, que estiveram no local prestigiando o evento. Além da caminhada pelas ruas da cidade, os defensores dos direitos da criança e do adolescente ainda realizaram uma mobilização na Feira Livre de Itaporanga.
Como forma de desenvolver ações que tenham como meta a efetivação de uma visão social de proteção que seja capaz de conhecer os riscos e propor as medidas que possam garantir direitos, as ações do poder público municipal em Itaporanga D’ajuda incluem a articulação com rede de proteção, a assistência psicossocial nas unidades de referência, o acolhimento/abrigamento de crianças e jovens que tiveram seus direitos violados, entre outras medidas de proteção.
Da T.Dantas Comunicação.





