Atividades lúdicas e peças teatrais serão realizadas até sexta-feira (19).
Ônibus com mais de 3 mil livros está estacionado para visitação pública.
Comente agora
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, nesta quinta-feira (18), diversas atividades de estímulo à leitura estão sendo realizadas gratuitamente na Praça Clóvis Cardoso, localizada na esquina da Rua 24 de Outubro com a Avenida São Sebastião, em Cuiabá. Um ônibus repleto de obras infantis ficará estacionado no local até esta sexta-feira (19), possibilitando o contato de crianças com variados autores da literatura infantil. Além das leituras lúdicas, haverão apresentações teatrais e declamação de poesias e mostras das principais obras de Monteiro Lobato, além de produções de autores mato-grossenses.
A data lembra o nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, ele começou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis e foi o criador das histórias e personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo.
saiba mais
Pela manhã foi feita a apresentação da peça teatral Sítio do Picapau Amarelo, encenada pelos alunos da Escola Municipal Agostinho Simplício, do bairro Poção, e também a “Dança da Emília”, executada pelas crianças da Escola Darcy Ribeiro, do Jardim Industriário.
De acordo com a coordenadora das bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Pereira Alves, e que é organizadora do evento, as atividades visam incentivar o hábito da leitura desde a infância por meio do contato direto das crianças com os livros.
Segundo ela, a biblioteca reúne cerca de 15 mil livros e 90% deles foi adquirido por meio de doações. “Durante os dois dias de evento nós pedimos que o público traga livros que já tenham lido para doações, ou que façam a troca por outro de seu interesse. Os livros, provenientes de doações, são colocados à disposição do público em 7 bibliotecas e um ônibus itinerante'', afirmou.
De acordo com a professora, o contato com a leitura deve se iniciar nas primeiras fases da infância, estimulando a imaginação e a criatividade, além de aperfeiçoar a escrita e o português durante a vida. “A leitura deve se iniciar desde a gestação e acompanhar o crescimento da criança. Aqui, em especial, nós queremos que as crianças tenham o contato direto com o livro, possam manuseá-los, porque com o advento da internet, as crianças não têm esse momento em casa. Os pais devem ser os primeiros a mostrar às crianças o gosto pela leitura'', ressaltou a professora.





