Piauí registrou mais de 500 casos de violência sexual em 2012


Maternidade registrou mais de 462 atendimentos a mulheres vítimas.
Diariamente recebemos denúncias de abuso ou estupro, diz conselheiro.

Do G1 PI
Comente agora
O número de casos de abuso sexual  em adultos e crianças chama a atenção no Piauí, o número de subnotificações ainda é grande e a maioria das denúncias terminam sem prisões.
A Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA) registrou um caso de uma criança de 10 anos que foi abusada pelo vizinho. “Foi realizado um exame, onde foi constatado que a menor vinha sofrendo abusos já há algum tempo. O acusado já foi preso”, informou o chefe de investigação da DPCA, Joattan Gonçalves.

Este caso aconteceu na comunidade Taboca do Pau Ferrado, zona Rural de Teresina. A delegacia também registrou na sexta-feira (18), o caso de uma jovem de 12 anos que estava sendo aliciada por um usuário de drogas no Centro da cidade. Segundo a DPCA, o suspeito também foi preso.
De acordo com o conselheiro tutelar, José Welton Soares, casos como esses estão acontecendo diariamente. “Quase todos os dias estamos recebendo denúncias de abuso sexual ou estupros, e nós do conselho tutelar sempre procuramos acompanhar as vítimas e as famílias à assistências social e as autoridades competentes”, explica.
Para a delegada da mulher, Alexsandra Silva, os criminosos a cada vez mais procuram crianças e idosos por estes serem mais vulneráveis. “A violência sexual de gênero é fruto do machismo que ainda existe na sociedade. Nós estamos com 23 inquéritos policiais que tratam dessa questão de estupro e violência doméstica à serem julgados”, informa.
Segundo dados do Ministério da Justiça, no Piauí, até o mês de julho de 2012, foram registradas 155 prisões por conta deste tipo de crime. Já de acordo com o Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (Samvvis) este número poderia ser muito maior se todas as vítimas denunciassem.
Os números de atendimento do Samvvis, registrados na Maternidade Dona Evangelina Rosa em Teresina, onde são feitos os exames de violência, destacam que em 2012 foram registrados 462 atendimento a mulheres. O número demonstra que mesmo com a comprovação do exame, muitos casos não são denunciados.
Para ler mais notícias do G1 Piauí, clique em g1.globo.com/piaui. Siga também o G1 Piauí noTwitter e por RSS.
tópicos: