O empresário de Várzea Grande, Alan Zanatta assumiu quarta-feira (02.01), a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). Em entrevista ao VG Notícias, Zanata disse que a secretaria está funcionando com apenas 50% dos servidores – já que os demais estão em férias. Ele disse ainda que está aproveitando os primeiros contatos para fazer reuniões com os superintendentes da pasta.
De acordo com Zanata, a Sicme é bem estruturada e as expectativas para 2013 são ótimas – e o momento é de inteiração com a equipe e os serviços oferecidos pela pasta.
Ele adiantou que uma das metas para este ano é aumentar o número de Centro de Atendimento Empresarial (CAE) aos municípios. Atualmente a Sicme conta com 44 CAEs no Estado - e o objetivo é implantar mais 10 unidades, entre elas, Várzea Grande que poderá ter um centro em 90 dias.
“OS CAEs funcionam em parceria com o Sebrae para orientar e acompanhar as empresas de pequeno e médio porte”, explicou.
Para a instalação do Centro de Atendimento no município, a Sicme fornece os equipamentos, como computadores, móveis e os consultores do Sebrae e cabe à prefeitura oferecer o local para instalação do CAE.
Zanatta enfatizou que irá continuar realizando o MT Itinerante aos municípios para divulgar e promover os programas de investimentos do governo em diversas regiões do Estado.
Segundo ele, a equipe da Sicme irá mostrar as linhas de créditos operadas pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) nos Programas Empresarial e Rural e orientar os interessados em efetuar empréstimos na elaboração de propostas de financiamento. A reunião é organizada pelo Ministério da Integração Nacional, Governo do Estado de Mato Grosso e Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia.
O FCO é um fundo de crédito criado pela Constituição de 1988 com a missão de promover o desenvolvimento econômico e social da região Centro-Oeste. Os recursos do FCO são destinados a financiar empresas e produtores rurais com longos prazos de pagamento (até 20 anos) e baixas taxas de juros (entre 5% e 10% ao ano).
Alan Zanatta disse que na próxima terça-feira (08.01), fará a primeira visita ao prefeito de Várzea de Grande, Walace Guimarães (PMDB), para tratar de alguns investimentos para o município.
por Edina Araújo/VG Notícias