Em MT, caminhonete bate em carro ao transportar mudança de área indígena


Motorista de veículo de passeio teve ferimentos graves, segundo a PRF. Moradores da terra indígena Marãiwatsédé foram obrigados a sair do local.

© Água Boa News
Caminhonete carregava madeiras e mudança de moradores de terra indígena

Uma caminhonete se envolveu em um acidente na BR-158, no município de Água Boa, a 736 quilômetros de Cuiabá, na noite desta segunda-feira (7), de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O veículo transportava a mudança de uma família que foi obrigada a deixar a terra indígena Marãiwatsédé, declarada pela Justiça como de propriedade dos índios xavantes, em Alto Boa Vista, a 1.064 quilômetros de Cuiabá, quando bateu de frente com um veículo de passeio que seguia em sentido contrário.

No acidente, o motorista do carro de passeio, de 32 anos, ficou preso nas ferragens e teve ferimentos graves. Ele foi encaminhado para uma unidade de saúde da região. Já o condutor da caminhonete não sofreu nenhuma lesão.


Conforme a PRF, o acidente foi provocado por embriaguez de um dos condutores dos veículos, no entanto, não informou qual deles. A caminhonete seguia de Alto Boa Vista para Nova Xavantina, distante 651 quilômetros da capital, enquanto o veículo de passeio iria para Água Boa.

Desocupação
Cerca de seis mil pessoas que moravam na área indígena tiveram de deixar o local durante operação realizada pela Força Nacional. O prazo para a desocupação terminou na última sexta-feira (4). Pelo plano, elaborado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), foram desocupadas primeiro as grandes propriedades, seguidas pelas médias e pequenas. A comunidade de Posto da Mata foi a última a ser desocupada.


Carro ficou com a parte da frente destruída após acidente (Foto: Água Boa News)
Carro ficou com a parte da frente destruída após acidente (Foto: Água Boa News)



Por: Pollyana Araújo
Fonte: Do G1 MT