Cuiabá: Começa interdição na avenida do CPA para implantação de viaduto


  
Da Redação
Motoristas e pedestres que circulam pela avenida Historiador Rubens de Mendonça (avenida do CPA), na altura do Centro Político Administrativo devem ficar atentos para interdições no local. Pela região passará o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), modal de transporte coletivo escolhido pelo governo para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá.
No trecho no sentido CPA – Centro em frente à Fecomércio, a Agência Fazendária, e lateral da Secretaria de Fazenda (Sefaz), o trânsito terá que ser desviado para as vias do Centro Político Administrativo, que terá as duas ruas que margeiam a Praça das Bandeiras com sentido invertido para amenizar os transtornos provocados pela obra.

Para ter acesso ao Centro Político e Administrativo ou mesmo continuar o caminho para a região central, o motorista que segue pela avenida no sentido CPA – Centro deverá entrar à direita na primeira rua após a Praça das Bandeiras e, em seguida, virar à esquerda na rua ao lado da Sema. Ao chegar próximo à Seduc, deverá virar novamente à esquerda, retornando à avenida do CPA.
A rua que dá acesso à OAB e a outros importantes órgãos, como as secretarias de Administração, de Segurança e de Saúde também terá o seu sentido invertido, ou seja, ao invés de subir por ela os motoristas irão descer pela via até a Avenida do CPA.
Outras duas vias também terão modificações. Uma delas é a rua que passa entre a Sema e o Tribunal e Justiça, que hoje é mão dupla passará a ser mão única no sentido da Avenida do CPA para a Assembleia Legislativa até o trecho da rotatória próxima ao Palácio Paiaguás. A partir daí, ela volta a ser mão dupla.
A segunda via modificada é a rua que passa entre o Palácio Paiaguás e o Banco do Brasil. Atualmente mão dupla, a via passará a ser mão única no sentido rotatória/SAD/Avenida do CPA. As demais vias do Centro Político Administrativo não sofrerão alterações de sentido.
PROIBIDO ESTACIONAR
Em alguns pontos será proibido estacionar dos dois lados da rua, como é o caso da via em frente ao Palácio Paiaguás, na lateral da Sema em toda sua extensão até chegar na Seduc, e na descida para a Avenida do CPA na lateral da Sefaz e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Esses impedimentos serão necessários devido ao fluxo de tráfego de ônibus que haverá nas vias.
Nas vias de entrada e de saída do Centro Político e Administrativo, que passam na lateral da Praça das Bandeiras, e em frente ao Tribunal de Justiça, a Sema, a Sesp e a Saúde, será permitido estacionar do lado direito da via.
A OBRA
Em formato de ferradura, o viaduto da Sefaz terá 278 metros e contribuirá para descongestionar a avenida Historiador Rubens de Mendonça. O VLT passará por baixo do elevado e a parte superior será usada pelos motoristas que desejam fazer a conversão. A expectativa é de que alteração viária dure aproximadamente 8 meses.