Caramujos africanos invadem posto de saúde da família em Cuiabá


Moluscos causadores de doenças têm assustado quem procura unidade.
Biólogo explicou que é preciso manter quintais limpos para conter animais.

Do G1 MT
2 comentários
Os caramujos africanos que são comuns durante o período chuvoso em Cuiabáinvadiram uma unidade de saúde da cidade. O Posto de Saúde da Família do bairro Lixeira está repleto de moluscos que são causadores de doenças. A reportagem esteve no local nesta sexta-feira (25).

De acordo com a enfermeira Valdirene Virgínia da Silva, os animais aparecem todos os anos no local nas chuvas. Segundo ela, a situação assusta quem procura a unidade de saúde. “Eles podem transmitir bactérias e como é uma unidade de saúde, que vem pessoas de diversos tipos e problemas de saúde, então não é certo tê-los no posto de saúde”, ressaltou à reportagem.
O Centro de Controle de Zoonoses da capital informou que trabalha apenas com a prevenção, enquanto a limpeza fica a cargo da população. Segundo o biólogo Elyerson Boaventura, é preciso evitar restos de comida e manter o quintal sempre limpo.
“O ovo só é eliminado através do cal verde. Então tem que disseminar o cal verde no terreno para quebrar a casca do ovo, já que ela é calcificada, e tem resistência a frio, calor, e vários outros fatores climáticos. Já a matança dos [animais] adultos se faz desta maneira, com catação, colocar em um balde, diluir com água e sal, para poder matar os indivíduos”, explicou.
O período de chuva estimula a reprodução do caramujo africano, que precisa ser eliminado para evitar doenças. O animal se reproduz rapidamente, sendo que um indivíduo pode gerar outros 300 em poucos meses. O caramujo pode causar úlcera estomacal e também pode ser hospedeiro de um verme que causa meningite. No entanto, em Mato Grosso não existe registro de ocorrência da doença nesta forma de contágio.
Para ler mais notícias de Mato Grosso, clique em g1.globo.com/mt. Siga também o G1 Mato Grosso no Twitter e por RSS.
tópicos:

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com