Após 5 dias em fila, pais matriculam filhos em escola pública de Cuiabá


G1
Mais de 500 pais que estavam acampados em frente à Escola Estadual Liceu Cuiabano, na Avenida Presidente Marques, em Cuiabá, começaram a ser atendidos nesta quarta-feira (16) para fazer a matrícula dos filhos na unidade escolar. A maioria chegou ao local na sexta-feira (11) e, para garantir a vaga, enfrentou sol, chuva e até pagou para usar o banheiro em estabelecimentos da região.

Ao contrário do ano passado, quando houve tumulto entre pais e policiais que estavam na fila, neste ano os pais criaram uma comissão para organizar e fazer uma lista de presença e chegada no local. Para fiscalizar, a comissão checava a lista a cada quatro horas e também a atualizava. O documento foi entregue à instituição, que tratou de chamar os pais por pequenos grupos, seguindo a ordem de chegada.
Nos últimos lugares da fila estava a dona de casa Rosicléia Carril, com o filho de sete meses no colo. Ela diz que quer matricular a filha Daniela Fernanda no 1º ano do ensino médio. “Chegamos aqui ontem à noite, mas desistimos por medo de sermos assaltados. Voltamos hoje de manhã”, relatou.
Para ter certeza da vaga dos filhos, os pais montaram barracas, levaram cadeiras e se revezaram para comprar alimento. O técnico em redes Renaldo Marçal explicou que os pais tiveram que pagar para usar banheiros de lanchonetes próximas. “Contamos até com o bom senso de alguns estabelecimentos ou então tivemos que pagar R$1 para usar o banheiro durante o dia e R$ 2,50 à noite”, explicou.
egundo Renaldo, ele escolheu a escola pela qualidade de ensino. “No bairro em que eu moro tem a escola para a minha filha. Mas, historicamente são essas escolas maiores que oferecem um ensino de qualidade”, desabafou. Ainda na fila, Selma Luciana, que mora no Bairro Santa Amália, diz que existe uma escola a duas quadras da casa dela, no entanto, justificou que o local não possui vagas para a filha estudar.
“Eles disseram que não vai ter vaga para novos alunos [ensino médio] porque os alunos que estudavam lá antes já preencheram as turmas”, contou. As inscrições para os novos alunos na rede pública vão até o dia 23 deste mês. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que não há necessidade dos pais organizarem filas nas portas de escolas estaduais de Cuiabá ou Várzea Grande, pois há vagas para todos os estudantes no ano letivo de 2013.