Prazo para validar CPIs na Câmara encerra hoje

Por: Sissy Cambuim
Fonte: GD

Termina nesta segunda-feira (26) o prazo para a instalação das quatro Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs) propostas na Câmara de Cuiabá na última quinta-feira (22).

Vereador Toninho de Souza e presidente da Câmara de Cuiabá, João Emanuel
Foto de Walter Machado/ Secom CâmaraCbá
Termina nesta segunda-feira (26) o prazo para a instalação das quatro Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs) propostas na Câmara de Cuiabá na última quinta-feira (22). O estouro de CPIs provocou tensão no cenário político e movimentou a agenda de reuniões durante todo o fim de semana.
Apenas a CPI do Maquinário, articulada exclusivamente pelo grupo de oposição ao prefeito Mauro Mendes (PSB) saiu do papel e, inclusive, já deu início às suas reuniões.
Agora, oposicionistas e parlamentares da base disputam espaço para que as demais CPIs sejam instauradas e a discussão pela composição serve apenas como pano de fundo para definir qual delas realmente sairá do papel.
Mesmo sendo fruto do terceiro requerimento apresentado na Câmara, a CPI da CAB, que agrada tanto à base quanto à oposição, parece ser a mais frágil. Os argumentos para desarticulála devem ser os mesmos apresentados em maio, quando o vereador Domingos Sávio (PMDB) apresentou o pedido, mas a Mesa Diretora argumentou que a Casa já contava com uma comissão para fazer o acompanhamento dos trabalhos da concessionária. Apesar da possibilidade de que nem todas as CPIs sejam instaladas, continua forte a tendência para que a Câmara atinja o número máximo de comissões permitidas pelo Regimento Interno.
Principais armas na ‘guerra fria’ entre Legislativo e Executivo, pelo menos outros dois pedidos de CPI já estão na fila de espera para tensionar ainda mais o cabo de força. A proposta é aumentar a pressão sobre a Prefeitura, já que a gestão Mauro Mendes (PSB) é objeto de investigação de uma comissão, enquanto outras três visam apurar atos praticados pelo presidente da Câmara, João Emanuel (PSD).