Cuiabá apresenta ao governo federal plano de superação da extrema pobreza


Cuiabá apresenta ao governo federal plano de superação da extrema pobreza
Com alinhamento no Plano Brasil Sem Miséria, lançado em 2011, a Prefeitura de Cuiabá apresentou, nesta sexta-feira (21), ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em Brasília, o Plano Cuiabá Sem Miséria. O documento tem o objetivo de superar a extrema pobreza em Cuiabá e foi elaborado pela Secretaria Municipal de Assistência Social junto com outras secretarias municipais.
O público definido como prioritário foi o dos residentes na Capital que, apesar dos avanços sociais e econômicos, continuam em situação de extrema pobreza. Hoje, em Cuiabá, são mais de 10 mil pessoas que vivem com renda familiar mensal inferior a R$ 70,00 por pessoa.
O Plano contempla ainda o papel fundamental do município, responsável pelo registro das famílias no Cadastro Único, que dá acesso a 18 programas federais, inclusive o Bolsa Família e a Habitação de Interesse Popular. A administração municipal também tem papel de destaque no funcionamento das redes de saúde, educação e assistência social, essenciais para a superação da extrema pobreza.
O Plano Cuiabá Sem Miséria foi entregue pelo secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues Junior, ao secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tiago Falcão.
"O documento foi elaborado para romper barreiras sociais, políticas, econômicas e culturais que segregam pessoas e regiões. Nosso objetivo é fazer a inclusão social da população que ainda vive em situação de pobreza extrema e vulnerabilidade.", afirmou José Rodrigues.
A primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, também participou da orientação geral da construção do Plano.
"Temos uma oportunidade única e histórica de resgatar as pessoas que vivem nessas condições, dando a elas oportunidades e dignidade, ofertando serviços públicos e as incluindo socialmente", destacou.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome irá analisar a proposta inicial e fazer suas considerações para melhoria o Plano. O Prefeito Mauro Mendes planeja fazer uma visita oficial à ministra Tereza Campello para apresentar o Plano Cuiabá Sem Miséria concluído e convidá-la oficialmente para o lançamento do projeto, em Cuiabá.
Fonte:  Ana Assumpção - 3645-6054