Comitê de combate à violência sexual avalia campanha em distritos de Belém


Da Redação
Agência Pará de Notícias

Integrantes do Comitê de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes se reuniram nesta quarta-feira (14), no Centro Integrado de Governo (CIG), para avaliar a campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, realizada em maio último nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Cotijuba, alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - 18 de Maio. A partir dos resultados das ações realizadas, serão elaboradas novas campanhas nesses distritos de Belém.
Fazem parte do Comitê de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes o Pro Paz Integrado, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Polícia Civil e Cedeca Emaús.
Segundo Eugênia Fonseca, coordenadora do Pro Paz Integrado, as ações realizadas em maio foram positivas. “Com as ações nas escolas conseguimos orientar professores, alunos e pais sobre a violência sexual. Esse é o primeiro passo para realizar um trabalho cada vez melhor e fortalecer a rede de enfrentamento. Durante nossa passagem por Cotijuba, por exemplo, recebemos várias denúncias da população. Até hoje recebemos denúncias, principalmente oriundas de Cotijuba, onde há pousadas e um grande fluxo de turistas”, ressaltou.
Eugênia Fonseca informou que estão previstas novas ações do Pro Paz Itinerante em Cotijuba e Outeiro. “Ainda em 2013 vamos levar o Itinerante para realizar ações mais efetivas de combate à exploração sexual. Além disso, a Sejudh (Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos) vai realizar ações de combate ao tráfico humano, para fortalecer a rede de enfrentamento a esse tipo de violência”, acrescentou.
Participaram da reunião representantes das Agências Distritais de Icoaraci, Outeiro e Cotijuba, que enfatizaram as melhorias registradas após a campanha, e as dificuldades que os jovens ainda enfrentam com esse tipo de violência.
Para Celeste Ferreira, representante da Agência Distrital de Cotijuba, as ações realizadas pelo Pro Paz Integrado encorajaram a população a denunciar a exploração sexual de jovens em Cotijuba. “Quando o Pro Paz passou por Cotijuba muitos casos foram denunciados pela população. Jovens assistiram a palestras e tiraram muitas dúvidas. Cotijuba tem uma população carente, que ainda não conhece seus direitos. O Pro Paz deu a oportunidade para que a comunidade fique alerta a esse tipo de violência”, declarou.
A representante da Agência Distrital de Outeiro, Ana Feijó, destacou que a ação de combate à exploração sexual fortaleceu a rede de enfrentamento a este tipo de violência em Outeiro. “Após a programação de combate à exploração sexual em nosso distrito, criamos uma rede de enfrentamento e conseguimos incentivar a população a denunciar os casos de exploração sexual, garantindosegurança para quem denuncia”, informou.

Texto:
Brena Moreira - Pro Paz
Fone: (91) 3201-3633 / (91) 8895-6961 /93337755
Email: brenamoreira@gmail.com

Pro Paz - Por uma Cultura de Paz
Centro Integrado de Governo - CIG (Avenida Nazaré, 871) CEP: 66035-170
Fone: (91) 3201-3725 / 3201-3724
Site: www.propaz.pa.gov.br Email: fernanda.leitao@propaz.pa.gov.br / fernandaleitao11@gmail.com