Pedro Taques questiona votação da MP dos Portos sem conhecimento da matéria


Pedro Taques questiona votação da MP dos Portos sem conhecimento da matéria

 Começou às 11h34 desta quinta-feira (16.05) a sessão extraordinária do Senado para votação da MP dos Portos (MP 595/2012). Logo no início da sessão, o senador Pedro Taques (PDT-MTT) contestou, na forma regimental, a pressa com que os senadores pretendem aprovar a matéria que foi aprovada uma hora antes na Câmara dos Deputados.

“Não sou batedor de carimbo. Tenho independência para conhecer e analisar o texto. Não posso ser obrigado a votar uma MP sem ler como ficou o texto aprovado na Câmara. Isso é uma fraude ao processo legislativo”, afirmou Pedro Taques.

O parlamentar frisou que é a favor da criação de novas regras para as concessões, arrendamentos e autorizações de instalações portuárias, públicas ou privadas, objeto da MP 595/2012. “Sou favorável à modernização dos portos no Brasil e à possibilidade de promover a concorrência para tornar nossos preços mais competitivos. No entanto, não posso votar da forma como está ocorrendo. Isso não é bom para a democracia”, explicou.

Para não perder a validade, o texto da MP tem que ser votado até a meia-noite desta quinta-feira (16.05). Na Câmara dos Deputados, a matéria foi aprovada pouco antes das 10h de hoje, após sessão que se iniciou ontem, atravessou toda a madrugada e foi retomada por volta de 7h.

Entre os deputados, a matéria enfrentou resistências no meio da própria base aliada e envolveu negociações entre governo e parlamentares que duraram até a véspera da votação. Por outro lado, a base governista se diz unida para enfrentar qualquer tentativa de obstrução.
Fonte: Assessoria de Imprensa | Senador Pedro Taques