Conforme Oséas Machado, "foi uma reunião produtiva em todos os aspectos. Mesmo porque possibilitou conhecermos parte das demandas vivenciadas em Acorizal, fruto de luta intensiva dos vereadores daquele município". Discutiu-se ainda vários projetos previstos para serem implementados no segmento da agricultura familiar, a exemplo do empréstimo de R$ 2,5 para cada produtor, "recurso primodial na viabilização de algumas frentes de trabalho", pontuou.
Uma das propostas mais enfocadas no encontro de produtores rurais foi a implantação de tanques de piscicultura nas pequenas propriedades do município, tema que os produtores rurais de Acorizal deseja conhecer com maiores detalhes. Para tanto, contam com o apoio do Parlamento local, agora em sintonia de trabalho com a Casa de Leis da capital mato-grossense, garantiu Oséas.
"Nós nos disponibilizamos a auxiliar a Câmara de Acorizal a buscar parcerias que viabilizem tal projeto. É importante que os produtores rurais estejam amparados numa produção familiar que lhes dê renda, uma subsistência digna e melhor qualidade de vida para si e familiares".
Por ser uma região alta, observa o vereador, os produtores poderiam trabalhar com frangos, avicultura, "mas iriam ter problemas quanto ao fornecimento de ração para alimentar as aves". O custo do transporte da ração já inviabiliza qualquer projeto do gênero. "A piscicultura se apresenta até como uma boa alternativa, ainda que alguns lugares da zona rural de Acorizal exijam a abertura de poços artesianos, ou mesmo o represamento de águas pluviais para a manutenção dessa atividade".
Oséas tem convicção de que essa troca de experiências entre os órgãos legisladores irá beneficiar a agricultura familiar de Acorizal e, também, de Cuiabá. "Eles (Acorizal) têm muito que nos ensinar. E os agricultores cuiabanos também já adquiriram experiências importantes no desenvolvimento de projetos inéditos no município de Acorizal, e que agora detêm interesse mútuo. Com os Parlamentos unidos, forças políticas unificadas, os bons resultados eclodirão no segmento da agricultura familiar de ambos os municípios, e de outros da Baixada Cuiabana".
Os agricultores familiares de Acorizal, tônica conclusiva do encontro, carecem de apoio técnico e de recursos para tocar projetos de abastecimento ao setor urbano, principalmente no tocante aos hortifrutigranjeiros. "Ouvimos reclames de quem vive no campo, na ponta do eixo produtivo familiar de Acorizal. A reunião oportunizou expor às claras a delicada situação que muitos vivem. Isso porque a produção local ainda é tocada em bases de improviso, sem qualquer assistência direta, permanente. A sensação de desamparo estabeleceu-se na maioria de quem labuta no campo. De há muito o Poder Público está ausente, foi a afirmação unânime da classe de produtores".
Ao final da reunião, que terminou às 13 horas, ficou acertado entre o vereador Oséas (Cuiabá) e Beduíno (Acorizal) que o Legislativo de Acorizal visitará o de Cuiabá, e vice versa. "Participaremos de uma sessão ordinária com eles. Por sua vez, manter essa proximidade irá beneficiar o andamento de projetos fundamentais para o desenvolvimento dos municípios adjacentes a Cuiabá. Consolidar melhorias é nosso objetivo conjunto", afirmou Oséas.
João Carlos Queiroz Secom/Câmara





