Mensagens de combate à pedofilia devem ser exibidas nos cinemas


A exibição de filmes nas salas de cinema de Uberaba poderá ser precedida de mensagens visando ao combate à pedofilia. É o que defende o vereador Ismar Marão (PSB), através do Projeto de Lei 10/2013, de sua autoria, que vai a plenário hoje. Cidades como São José do Rio Preto e Piracicaba (ambas no Estado de São Paulo), Cuiabá (MT) e Londrina (PR) já adotaram leis semelhantes. A discussão e votação da matéria contarão com a presença na Casa do coordenador das Promotorias da Infância e Juventude do Triângulo Mineiro, André Tuma.
Conforme o texto, as projeções não devem ter menos do que 15 segundos de duração e devem informar sobre a existência do “Disque 100” e do Estatuto da Criança e do Adolescente. As mensagens também devem deixar claro que a disseminação de material pornográfico exibindo crianças é crime passível de severas punições. “Como policial civil tenho o dever de ajudar a sociedade e o poder público a zelar pela segurança e bem-estar na infância. Como homem público essa responsabilidade é duplicada”, afirma Marão.
 
Segundo ele, ano passado a Polícia Civil abriu cerca de 130 procedimentos relacionados ao crime. Ismar diz estar confiante que sua proposta será aprovada em plenário, especialmente considerando que esta semana todo o país se mobiliza contra a pedofilia e o abuso sexual de crianças e adolescentes.
 
Articulação. O vereador também prepara para levar à apreciação dos colegas em plenário um projeto de lei de sua autoria que visa à formação em primeiros socorros, dos profissionais que lidam diariamente com crianças e idosos no município. Nessa relação entram os trabalhadores em escolas infantis, creches, orfanatos, asilos, casas de repouso, hotéis geriátricos e similares. Eleito para o primeiro mandato, Ismar entende que os monitores, assistentes sociais e demais pessoas que trabalham lidando diretamente com crianças e idosos precisam deste importante conhecimento, que pode ser obtido através de cursos.