Hoteleiros de Maceió discutem ações de combate à exploração sexual


Engajados na Semana de Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, profissionais da hotelaria de Maceió participaram de palestras e debates sobre a importância de ações para a prevenção de abuso sexual no turismo, coordenados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), em parceria com o Maceió Convention & Visitors Bureau, durante a manhã de hoje, dia 15.

O encontro teve a participação de convidados, como o representante da Iniciativa de Atuação contra a exploração sexual no turismo (Inaconts) Erivan Felix, que coordena o grupo independente de profissionais da hotelaria para o incentivo de práticas sustentáveis do turismo; e do presidente do Conselho Estadual de Direito da Criança, Cláudio Soriano.

Segundo Felixa ideia da Inaconts é sensibilizar todos que trabalham com turismo a combater práticas abusivas, como a exploração sexual. “Desde 2011 nos reunimos, com o apoio de algumas entidades do turismo, como a ABIH-AL, para tratar de assuntos que afetam diretamente o dia a dia dos colaboradores do segmento. Esta semana e este encontro são um exemplo de ações que devem ser seguidas por todos os setores", explicou.

Cerca de 50 colaboradores de hotéis associados à ABIH-AL participaram do encontro de palestras, debates e trocas de experiências. “Este momento é muito importante para a conscientização de todos que trabalham com os hóspedes e que devem participar de ações preventivas à exploração sexual no turismo”, afirmou a diretora executiva da ABIH-AL, Tereza Bandeira.

Uma das questões discutidas foi a responsabilidade dos recepcionistas dos hotéis em solicitar os documentos de crianças e adolescentes, que comprovem o acompanhamento de pais ou responsáveis nos meios de hospedagem. Menores de idade só podem se hospedar acompanhados de pais ou responsáveis.

Os participantes também receberam informações de como identificar e combater a violência sexual de crianças e adolescentes, na palestra ministrada pelo presidente do Conselho Estadual de Direito da Criança e Pediatra, Cláudio Soriano. “Precisamos cuidar das crianças e adolescentes, nos atentar para evidências de abuso e denunciar em caso de constatação dessas práticas ilícitas”, alertou Cláudio.

Alguns dados foram repassados pelo presidente do Conselho. De 2011 para 2012, houve um aumento de 52% de denúncias no Brasil através do disque 100, sendo quase 3 mil casos denunciados em Alagoas. “Este dado mostra que as pessoas estão mais conscientes sobre o assunto e não aceitam mais esse tipo de abuso”, explicou.
Os hotéis associados à ABIH-AL receberam material da campanha de conscientização, como folders e adesivos que são utilizados pelos profissionais da rede hoteleira, divulgando o também o ‘Disque 100’, para denúncias em caso de suspeita de abuso infanto-juvenil.

As ações continuam amanhã, dia 16, com caminhadas, panfletagem e adesivação na orla lagunar, partindo do Vergel, às 9 horas. A orla marítima também receberá a ação à noite, a partir das 18h, saindo da frente do Hotel Sete Coqueiros. O foco são hotéis, bares e restaurantes.

CO