Emanuel Pinheiro defende o direito a todos os servidores de participar das eleições
THIAGO ITACARAMBY/ Assessoria de Gabinete
| Vilson de Jesus |
| Dep Emanuel Pinheiro - PR |
Conforme a PEC, que está em tramitação, a eleição aconteceria de forma direta com o voto de magistrados, desembargadores e servidores, de modo paritário. Hoje a escolha dos membros dos tribunais é disciplinada tanto pela Constituição Federal quanto pela Lei Orgânica da Legislatura Nacional (Loman), que prevê voto apenas dos membros efetivos dos tribunais – os desembargadores.
De acordo com o presidente do SINDSEMP/MT, a discussão em si é bastante válida para fomentar o processo interno. Segundo ele, o tema é uma reivindicação antiga e se estende a outros Estados da Federação. “Trata-se de um processo democrático que irá fortalecer ainda mais os servidores”, destacou.
Emanuel Pinheiro apresentou a PEC em 2012 com o intuito de garantir o direito a todos os servidores de participar das eleições dos tribunais. O parlamentar estuda a possibilidade de levar a proposta para outras repartições.
Caso a PEC seja aprovada, ficam aptos a escolher o presidente da Corte todos os magistrados de primeiro e segundo graus, incluindo os aposentados. Também teriam voto todos os servidores do Poder Judiciário. A proposta ainda prevê que todos os membros do Tribunal Pleno, sem restrições, podem se candidatar ao cargo. Se aprovada, a nova regra passa a valer a partir da próxima eleição à presidência do TJMT, que ocorrerá em 2015.
Mais informações
Assessoria de Gabinete
3313 6400





