Conceição Sampaio destaca o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil


Na manhã desta quarta-feira (15), a deputada estadual Conceição Sampaio (PP) participou da caminhada contra violência sexual infantil e juvenil promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), juntamente com a primeira-dama da capital, Goreth Garcia, e os deputados Arthur Bisneto (PSDB) e Orlando Cidade (PTN), na zona Leste de Manaus. E no sábado (18), participará de uma grande mobilização no Largo de São Sebastião, Centro, promovida pelo Governo do Amazonas.
E a parlamentar destacou em seu pronunciamento no plenário Ruy Araújo, que no próximo dia 18 de maio é o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual Infantojuvenil, instituído pela Lei Federal nº9970/00, bem como as iniciativas da primeira-dama de Manaus, Goreth Garcia, por meio da Semasdh, e da primeira-dama do Amazonas, Nejmi Aziz, por meio da secretaria estadual de Assistência Social (Seas), em realizar mobilizações públicas e mostrar as ações implementadas nessa luta.
"Essa é uma prática terrível que precisa ser combatida em todo o País. E em nome da liderança do Partido Progressista, destacamos a importância de iniciativas como essas, porque o país que nós queremos precisa preservar e respeitar a infância e a juventude brasileira", enfatizou a deputada. E lembrou que o Brasil tem o serviço do Disk 100, que recebe denúncias e deve ser usado, principalmente, pela população do interior do Amazonas.
Conceição Sampaio ressaltou que além de fazer com que as escolas tenham câmeras de vigilância instaladas, também precisam de vigias nas portas, pois é um fato que o tráfico de drogas já ultrapassou os muros das escolas. "E temos de ter a coragem nesse enfrentamento", frisou.
Denúncias
De acordo com a Semasdh, a caminhada desta quarta-feira (15) teve por objetivo chamar a atenção da sociedade para que os casos de violência e exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes sejam denunciados. Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, Manaus é a segunda capital em número de denúncias. Este é o segundo ano que a PMM realiza a mobilização com escolas da rede municipal de educação.
Conforme dados da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), em 2012 foram registradas 1.221 ocorrências de violência sexual praticadas contra crianças e adolescentes em Manaus. E a melhor forma de combater esse crime é por meio das denúncias no Disk 100, nas delegacias de polícia e nos Conselhos Tutelares existentes nas diversas zonas da cidade.
TEXTO: Assessoria da Deputada Fonte: Diretoria de Comunicação