A campanha Faça Bonito chama a atenção da sociedade para vários fatores de risco e vulnerabilidade que seus filhos estão expostos no dia-a-dia
| F |
A caminhada, que iniciou na Praça Santa Luzia e seguiu pelas ruas da cidade, além de convocar a sociedade a assumir a sua responsabilidade diante do problema, também teve o objetivo de apresentar os serviços oferecidos para a prevenção e o combate à exploração e ao abuso de crianças e adolescentes.
Durante a caminhada foram distribuídos panfletos da Campanha Faça Bonito, Proteja nossas Crianças e Adolescentes e um carro de som trazia depoimentos e falas de representantes das várias instituições envolvidas na ação.
Encerrada na Praça João José Filho a Caminhada Faça Bonito teve participação e apoio da Prefeitura Municipal de Luzilândia, da Secretaria da Ação Social e demais Secretarias, Centro de eferência de Assistência Social (Cras), Conselho Tutelar, Projovem, Apae, dentre outros.
A data
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por lei federal, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, de apenas 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes.
Em 2003, o governo brasileiro disponibilizou o Disque Denúncia Nacional, que ficou conhecido como Disque 100, para que a sociedade pudesse denunciar os casos de violência contra crianças e adolescentes. Em 2010, o nome do disque denúncia foi alterado para Disque Direitos Humanos.
Em Luzilândia, quem quiser denunciar casos de abuso contra as crianças e adolescentes pode ligar para o Conselho Tutelar através do telefone (086) 3393-1246 ou E-MAIL: ctluzilandia@hotmail.com.
Fonte: JL/Assessoria





