Fonte: http://www.lindinalvarodrigues.com.br/materias.php?id=3257&subcategoriaId=8
Nesta sexta-feira pela manhã, dia 08 de março de 2013, no Auditório “Deputado Renê Barbour” na Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, foi realizado o lançamento do Projeto Promotoras Legais Populares-MT, que é uma ação coordenada pela Promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, contando com o apoio do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Sala da Mulher da Assembléia Legislativa, Governo do Estado de Mato Grosso e Fundação Escola Superior do Ministério Público, que tem como objetivo a valoração dos Direitos Humanos e da Cidadania, visando a capacitação de mulheres para fortalecer a influência feminina junto a comunidade, combatendo a violência, discriminação e facilitando o alcance aos seus direitos.
A Cerimônia deu início às 08:30 horas com um café da manhã . O Presidente da Assembléia Legislativa José Riva que reconheceu os avanços femininos, destacando a importância profissional da mulher nos dias de hoje “a inserção da mulher se dá por ela mesmo, através da liderança, são grandes mulheres que nos trazem força”.
Roseli Barbosa, Primeira Dama do Estado e Secretária da SETAS, lembrou da importância ímpar que a mulher tem no dia a dia, destacando a prorrogação por mais dois anos do Projeto Lá em Casa Quem Manda é o Respeito lançado em 09 de março de 2011, fruto de uma parceria do Ministério Público com o Governo do Estado, realizado pela equipe multidisciplinar, que trabalha com reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá, onde o objetivo é conscientizá-los da ilicitude dos seus atos para ele não reincidir “é um projeto que obteve resultados maravilhosos, o homem se conscientizou, é um projeto de muito sucesso”.
Janete Riva, Secretária de Estado de Cultura e Coordenadora da Sala da Mulher, comemorou o quarto ano consecutivo de parceria em projetos para o público feminino e mostrou dados estatísticos em relação a violência doméstica e familiar, lembrando que “a violência é cultural e é preciso barrar os preconceitos. Mulheres que sofrem caladas: Denuncie”, ressaltando a importância do Projeto Promotoras Legais Populares “é um passo a mais porque o conhecimento liberta, vai ensinar a todos o que é a cidadania, será uma ótima ferramenta para orientar as comunidades”, em seguida, foi feito um chamado em vídeo da campanha Pra que rimar amor e dor?
Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, Promotora de Justiça e Coordenadora Geral do Projeto Promotoras Legais Populares, destacou o trabalho da Coordenadora técnica do projeto Rosa Maria Morceli, e dos demais parceiros, apresentando o projeto para o público presente. " O projeto capacitará 4 turmas de 60 mulheres durante 2 anos, que após 100 horas de aulas poderão reproduzir os conhecimentos adquiridos na comunidade em que vive. As alunas terão diversas aulas divididas em 08 módulos que falarão sobre educação, saúde, combate a violência e muitos outros".
O Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá João Emanuel Moreira Lima lembrou do marco histórico das 130 tecelãs que morreram queimadas vivas após reivindicar o direito de trabalhar menos que dezesseis horas diárias “hoje é um dia de lembrança e alegria, foram e são mulheres de luta, quem dera se todos os dias pudesse ser o dia internacional da mulher”.
O Desembargador Rui Ramos parabenizou a todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, e destacou a importante tarefa do Poder Judiciário, lembrando a luta da Desembargadora Shelma Lombardi de Kato que foi a organizadora das duas varas especializadas no combate a violência doméstica e também em levar informações e conhecimentos as demais Comarcas do Estado “as mulheres tem que participar da política, por isso temos trabalar por sua inclusão”.
A comerciante e Presidente do clube de mães “mãos amigas” Tânia Figueira, achou o projeto uma ótima ideia, “vem a calhar com tudo o que precisamos na comunidade, mexemos com o público e será ótimo levar cada vez mais para eles” e sua colega Juliana Souza ressaltou que foi muito bom acompanhar a amiga Tânia no evento porque aprendeu e quer aprender ainda mais com o projeto, “tudo foi feito com amor e humildade, aquela mulher Rosa Maria quem criou o projeto teve muita humildade e amor ao criar esse projeto dessa forma, é gente que é da gente. Quero aprender muito mais!”.
O advogado Vinícius falou da necessária capacitação e importante iniciativa do Projeto Promotoras Legais Populares “foi um evento de grande sucesso, é importante não somente para as mulheres mas para nós homens também”.
As aulas terão início no mês de abril, na Escola do Legislativo, em Cuiabá.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com