Deputado José Riva diz que Mendes exagera (CRISE NA SAÚDE) na reclamação e culpa governo federal


“A União teria que aportar mais recursos para saúde. Então é uma discussão que tem de ser feita. A Assembleia sabe que os municípios passam por dificuldade, mas talvez maior dificuldade passa o estado”, comentou.

RepórterMT
Riva vê grande dificuldade financeira do EstadoRiva vê grande dificuldade financeira do Estado
ABDALA ZAROUR

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual José Riva (PSD), rebateu a fala do prefeito Mauro Mendes, na manhã desta quarta-feira, 27. 

Mendes, em entrevista coletiva à imprensa na sede do Palácio Alencastro, na tarde de ontem, 26, disse que os deputados aprovaram uma lei encaminhada por Silval Barbosa (PMDB) de redução de recursos da saúde para os municípios de R$ 155 milhões para R$ 77 milhões de reais, no final do ano passado.

Mas José Riva rebateu e argumentou que não houve redução, já que para o deputado não havia uma lei que amarasse o valor desses repasses. Riva, por tabela, acabou puxando “a orelha” do Paiaguás quanto ao cronograma de pagamento. “O meu entendimento é que o governo tem de pagar todos os valores atrasados e definir uma programação que ele (estado) pode cumprir”, ponderou.

Mesmo com a redução, Riva afirmou que Mato Grosso é o terceiro estado que mais deve repassar recursos da saúde para as cidades. O presidente da Assembleia transferiu a responsabilidade dessa carência de recursos destinados aos municípios para o Governo Federal.

“A União teria que aportar mais recursos para saúde. Então é uma discussão que tem de ser feita. A Assembleia sabe que os municípios passam por dificuldade, mas talvez maior dificuldade passa o estado”, comentou.

Ao aprovar a lei, o deputado disse também que houve um equívoco da Assembleia ao não ouvir os prefeitos sobre o assunto e comentou que essa pauta deve ser debatida com a Associação Matogrossense dos Municípios (AMM). “Eu acho que nesse momento o governo deve abrir as contas para os municípios e mostrar as suas dificuldades”, analisou.

No final, o presidente da Assembleia disse que Mauro Mendes exagera ao comentar a forma como foi a aprovação da lei na Assembleia e mandou recado para o prefeito. “A lei ficou aqui (Assembleia) 40 dias, não tem como ter sido aprovada às escuras. Um projeto de lei que foi lido, discutido e foi passado pelas comissões. Eu vou até sugerir o prefeito Mauro que está assumindo agora que designe alguém da sua equipe para acompanhar a discussão da matéria aqui (na Assembleia) que é interessante”, cutucou.

Abaixo, um vídeo onde Riva rebate Mendes e diz que a culpa dessa situação é do Governo Federal por não viabilizar mais recursos para a Saúde.
http://reportermt.com.br/ultimas_noticias/noticia/27484

 

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com