Vereadores já consideram os cargos no Poder Legislativo como profissão


Valérya Próspero

-- Vereadores Júlio Pinheiro, Adevair Cabral e Domingos Sávio
Vereadores Júlio Pinheiro, Adevair Cabral e Domingos Sávio
   Dentre os 25 vereadores eleitos em Cuiabá, a maioria informa como profissão a ocupação de vereador. Trata-se de 6 parlamentares reeleitos: Júlio Pinheiro (PTB), Adevair Cabral (PDT), Domingos Sávio (PMDB), Lueci Ramos (PSDB), Chico 2000 (PR), Clovito Hugueney (PTB). Eles estão a tanto tempo no Legislativo, que já consideram o cargo eletivo como profissão. A constatação está baseada na declaração feita pelos próprios parlamentares no ato de registro da candidatura.
   Os empresários ocupam o 2º lugar no ranking de profissões com 4 parlamentares, que vão de vereadores que só sabem ler e escrever, como Adilson Levante (PSB), àqueles com ensino superior incompleto, Juca do Guaraná (PT do B), e superior completo, Haroldo Kuzai (PMDB) e Leonardo de Oliveira (PTB). Dessa forma, em porcentagens, a profissão de vereador representa 24% e empresários 16%.
   Boa parte dos outros empregos declarados tem dois legisladores na “representação”. O presidente da Câmara João Emanuel (PSD) e Lilo Pinheiro (PRP) são advogados. Onofre Júnior (PSB) e Toninho de Souza (PSD) são jornalistas e apresentam programas de TV, Cidadão Consumidor e MT Record, respectivamente. A Câmara tem dois médicos, Maurélio Ribeiro (PSDB), que já foi secretário de Saúde da Captial ja gestão Wilson Santos (PSDB), e Ricardo Saad (PSDB). O vereador Faissal Calil Filho (PSB) é servidor público do Estado e Wilson Kero Kero do Município. A última dupla é formada por professores, um do ensino médio, Mário Nadaf (PV), e outro do ensino fundamental Allan Kardec (PT).
   Os demais parlamentares estão teoricamente “sozinhos” com suas profissões. O vereador Marcrean Santos (PRTB) é comerciante, Dilemário Alencar (PTB) é administrador, sendo que era secretário de Trabalho e Emprego na gestão do ex-prefeito Chico Galindo (PTB), Oséas Machado de Oliveira (PSC) é contador, Renivaldo Alves (PDT) fiscal e Arilson da Silva (PT) é bancário.
Ir para o BlogIr para o Blog

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com