Nem a mudança da cabeça de chapa da situação serviu para ‘cooptar’ Onofre Júnior e Faissal (ambos do PSB) para o lado de Mauro Mendes (PSB) na votação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá. Ao contrário, Onofre, por exemplo, declarou ter se sentido achincalhado, atropelado, desprestigiado pelo seu partido, já que desde o dia 6 de dezembro havia colocado seu nome na disputa pela presidência, sem respaldo algum do prefeito eleito.
A nova composição da mesa diretora da Câmara é a seguinte:
Presidente – João Emanuel (PSD)
Vice-presidente - Onofre Júnior (PSB)
Segundo vice-presidente - Aroldo da Açofer (PMDB)
Primeiro secretário – Maurélio Ribeiro (PSDB)
Segundo secretário Clovito Hugueney (PTB)
A eleição de João Emanuel colocou o prefeito Mauro Mendes em uma saia justa. Sem um vice, já que João Malheiros (PR) renunciou ao cargo e optou por não tomar posse, na ausência do chefe do Executivo, quem assume a Prefeitura no caso dele se ausentar, é o presidente da Câmara.
Oposição à Mendes, o novo presidente do Poder Legislativo garantiu que será parceiro do Executivo e atuará em conjunto em todos os projetos que julgar favoráveis a Cuiabá.
O recuo de Júlio Pinheiro
O vereador Júlio Pinheiro (PTB) justificou o ‘recuo’ de sua candidatura à reeleição da Câmara de Cuiabá como um ato de ‘irmão’ que não quer ver o outro cassado por infidelidade partidária, numa referência ao também petebista Clovito Hugney, que declarara apoio à chapa encabeçada por João Emanuel (PSD).
“Achei que os que estão chegando, estão com um discurso correto de renovação. Abro mão de disputar a presidência por uma questão partidária porque não gostaria de ver um companheiro meu sendo cassado. Se eu não tive condições de trazer ele pro meu lado, porque perder e perder um companheiro de partido ”, declarou Pinheiro logo após o registro da nova chapa, que agora o tem como presidente o socialista Adilson Levante (novato e do mesmo partido do prefeito), como presidente.
Mesmo tendo aceitado a mudança e insistindo em afirmar que o prefeito Mauro Mendes (PSB) em nada influenciou nesta decisão, Pinheiro foi irônico ao dizer que está ansioso pra ver como começa essa nova legislatura com tantas traições entre partidos, se referindo aos novatos do PSB Faissal Kallil e Onofre Junior, que relutavam em votar no petebista, mesmo sob pressão e ameaça de enquadramento em infidelidade partidária.
“É irmão traindo irmão do mesmo do mesmo partido. Quero só ver como essa legislatura vai ser. Será uma legislatura séria ou de traidores, vamos esperar para ver”, alfinetou o parlamentar.
Acompanhe aqui:
17h29 - Por 14 votos a 11 o vereador João Emanuel (PSB) é o novo presidente da Câmara Municipal de Cuiabá.
18h25 - A galeria foi ao delírio quando o vereador Oseas Machado, irmão do Adilson da Levante, declarou votar no João Emanuel.
17h21 - Macrean vota em João Emanuel e desempata; Maurélio vota na sequencia e soma mais um voto para o pupilo de Riva; Onofre Junior vota também e o socialista abre 3 votos de diferença no placar. Por enquanto João Emanuel 12 e Adilson da Levante 9.
17h19 - Lueci Ramos surpreende e vota em João Emanuel para presidente; Mario Nadaf vota em Levante e mantem tudo empatado em 9 a 9
17h16 - Tudo empatado, as duas chapas registradas tem 8 votos cada uma numa disputa acirradíssima entra João Emanuel e Adilson da Levante; José Riva acompanha voto a voto da galeria.
16h55- Começa sessão de eleição. As inscrições das chapas começam a ser recebidas;
16h50 – Chapa encabeçada por Adilson Levante é registrada. Os nomes são: Presidente – Adilson Levante (PSB)
Primeiro vice-presidente – Juca do Guaraná (PT do B)
Segundo vice-presidente – Mário Nadaf (PV)
Primeiro secretário – Júlio Pinheiro (PTB)
Segundo secretário Renivaldo Nascimento (PDT)
fonte:olhardireto