Redação
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, fez a doação de um exemplar do livro Diagnóstico Situacional das Ações de Improbidade Administrativa no Estado do Espírito Santo para a biblioteca da Instituição. Trata-se do volume 8 da Coleção do Avesso ao Direito, lançado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo por meio de seu Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF.
O livro foi doado ao presidente do TJMT pela dirigente do CEAF, promotora de Justiça Nícia Regina Sampaio, e a doação tem por objetivo compor o acervo bibliográfico e subsidiar estudos e pesquisas do TJMT.
A Biblioteca do Tribunal de Justiça de Mato Grosso possui atualmente cerca de 12 mil exemplares, entre livros, revistas e periódicos. A maioria dos volumes trata do Direito, mas também há obras sobre Imprensa, Psicologia, Sociologia, Política, Legislação, Contabilidade, entre outros temas de interesse social.
Em funcionamento desde a gestão do desembargador Mauro José Pereira (1977-1979), a biblioteca é aberta a magistrados, servidores, terceirizados e estagiários da Instituição, além da população de Cuiabá e região. O horário de funcionamento é das 8h às 19h.
O ambiente recebe em média de 25 a 30 visitas diárias, mas segundo a chefe da Divisão da Biblioteca, Sueli Fonseca Leal dos Santos, em alguns dias chegam a ser registradas até 50 visitas. Como só existem 37 cadeiras, mas capacidade para 52 lugares, Sueli diz que já solicitou a aquisição de mais cadeiras, cujo processo está em tramitação. Há também seis computadores disponíveis para os usuários e bancadas que permitem o uso de notebooks.
Quem atua dentro do TJMT pode pegar livros emprestados e permanecer com eles por até dez dias, podendo renovar três vezes. Caso haja devolução em atraso, o usuário fica alguns dias impedido de retirar novos livros. Outra normativa é a assinatura do livro de presença para controle interno.





