Prefeito lança plano com 18 ações para melhorar saúde em até 90 dias


Gabriela Galvão

Foto: Rodinei Crescêncio
Foto: Rodinei Crescêncio -- Kamil Fares e Mauro Mendes lançam programa
Kamil Fares e Mauro Mendes lançam programa
   Lançado na manhã desta sexta (11) pelo prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB), o Plano Emergencial da Saúde é composto por 18 ações a serem realizadas em até 90 dias. Dividido em quatro focos, o plano tem como uma das prioridades a contratação de 60 médicos para preencher escalas das policlínicas e terminar a segunda UTI adulto do Pronto-Socorro da Capital.
   O objetivo do planejamento é amenizar os problemas causados pela superlotação das unidades de saúde, a falta de servidores e a infraestrutura precária. A primeira ação prevista, inclusive, já foi realizada. O tópico previa a regularização do pagamento do Prêmio Saúde e dos plantões extras para servidores secretaria de Saúde da Capital.
   O primeiro foco do plano é o preenchimento da escala médica nas policlínicas, sendo que nele também está prevista a convocação dos aprovados e classificados no concurso público feito em 2010, além da realização de novo certame para médicos da atenção secundária. Já o segundo item diz respeito à ampliação do atendimento em postos de saúde e Programa de Saúde Familiar (PSFs). Dentre as metas, está a ampliação da oferta de medicamentos injetáveis, nebulizadores, aparelhos de pressão, termômetros e avaliação da gravidade do paciente.
   Outro ponto se refere a otimização dos leitos do pronto-socorro. Além de finalizar o segundo leito de UTI, também está prevista a transferência de pacientes crônicos para hospitais conveniados; o aumento no número de procedimentos cirúrgicos; e o início da reforma da UTI pediátrica. Nestes próximos 90 dias ainda devem ser transferidos para casa ou hospitais parceiros com cirurgias pré-agendadas, pacientes que hoje lotam a fila de espera.
   Por fim, o planejamento tem como foco a otimização de ações da Central de Regulação. O prefeito e o secretário de Saúde Kamil Fares pretendem acabar com as filas para exames de ultrassonografia ginecológica, hoje com mais de 3,5 mil mulheres. Além disso, almejam cadastrar diariamente os leitos nos hospitais conveniados ao SUS, com prioridade para lotação de pacientes referenciados da Urgência e Emergência.
Clique, abaixo, e veja quais são as metas
-------------------------------
RDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato GrossoRDNEWS - Notícias e Bastidores da Política em Mato Grosso