Welington Sabino, repórter do GD
| Otimar Oliveira
Prefeito Percival Muniz após ser diagnosticado com dengue determinou mutirões em toda a cidade para combater a doença
|
Na segunda-feira (07), ao utilizar a rede social Facebook, o prefeito postou a seguinte mensagem: “Bom dia ! A dengue me derrubou, febre a noite toda ! Dores no corpo todo !”, disse Percival acrescentando que “a cabeça ta explodindo de dor ! Só quero cama ! Água, água”. Dois dias depois, nesta quarta-feira (09), o município deu início ao mutirão de enfrentamento da dengue.
“Estamos capacitando e equipando 120 agentes de combate a dengue, nesta quarta-feira liberamos 40, quinta-feira (10) mais 40, e sexta-feira (11) mais 40. Estamos atacando os bairros com maiores índices de infestação do mosquito.
Vamos vencer este mosquito !”, postou Percival nesta quinta-feira (10). De acordo com a assessoria da prefeitura de Rondonópolis, o mutirão de enfrentamento da dengue, iniciou nesta quarta-feira (09) na Vila Aurora, região da cidade de maior infestação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti. O trabalho será feito em 11 quarteirões.
Segundo a gerente da Vigilância Ambiental, Fátima Melo, que acompanhava as equipes de agentes de saúde durante o mutirão, existe bastante trabalho a ser feito no sentido de livrar a cidade de uma epidemia e deixar a população segura e saudável. “Essa primeira ação só foi possível após análise minuciosa das regiões com o pico da doença. Percebemos que a situação é grave e o prefeito determinou que fosse feita uma verdadeira força-tarefa para não permitir com que o cidadão sofra com isso”, disse.
Ainda de acordo com a assessoria, por determinação do prefeito Percival, o mutirão terá outras ações de enfrentamento da dengue que envolverá a parceria de outras secretárias, como a de Meio Ambiente, o Sanear e a Coder. Ações integradas das diversas secretarias municipais, numa parceria permanente com a sociedade organizada e o Ministério Público têm como meta vencer a dengue em Rondonópolis. A secretária de Saúde do município, Cida Favretto, afirma que a determinação do prefeito é para se concentrar todos os esforços no sentido de impedir que a doença se alastre pela cidade. “O plano de contingenciamento definido pelo Ministério da Saúde está sendo colocado em prática em caráter emergencial”, garantiu a secretária.
Os dados sobre notificações da doença em Rondonópolis não estão atualizados, pois o último balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) é de 20 de dezembro de 2012, ocasião em que pelo menos 327 registros de dengue já haviam sido contabilizados no decorrer daquele ano. A reportagem não conseguiu contato com a secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis para levantar as notificações da doença nesses primeiros 10 dias de 2013. Os boletins semanais informando sobre os registros da dengue serão divulgados pela SES a partir de 15 de janeiro.
Acompanhe o GD também pelo Twitter: @portalgazeta





