Glaucia Colognesi
Patrícia Sanches
Nilson Leitão e Juarez Costa na velha parceria
Leitão cita como exemplo, a emenda destinada em 2011 para a construção de uma unidade do Exército no município. O deputado observa que até hoje não foi doado o terreno e a cidade corre o risco de perder os recursos. Segundo ele, a ida do batalhão para lá iria favorecer a economia, pois injetaria R$ 3 milhões a R$ 4 milhões no comércio local. “Este é um caso de polícia. O Juarez divulgou na campanha, colocou placa em cima de um terreno particular dizendo que ali seriam as futuras instalações do Exército”, denunciou Leitão, em visita ao RDNews, nesta sexta (04).
Outra emenda de Leitão que Juarez teria tentado dificultar é aquela direcionada para o asfaltamento de quatro bairros carentes: Alto da Glória, Bom Jardim, Jardim Vitória e Umuarama. O parlamentar observa que as obras poderiam ter sido iniciadas em maio de 2012, mas estão atrasadas, porque a prefeitura concluiu a entrega de documentos na Caixa Econômica no mês passado.
O deputado tucano também aponta incoerência na atuação política do prefeito, lembra que quando era deputado Juarez defendia que as obras fossem feitas com administração direta, ou seja, com os maquinários do município. A medida evita a realização de licitação e o desperdício de 20% dos recursos com pagamento de imposto. “Agora a eu sugeri isso e o prefeito não aceita. Quando prefeito, eu fiz várias obras dessa maneira”, pontua Leitão.
Além disso, Leitão garante que também tem emendas para a BR 163, ampliação de leitos do SUS e criação do curso de medicina no campus da UFMT de Sinop. A última proposta já teria bastante avançada. “Foi aprovada no conselho do Ministério da Educação (MEC), recursos já estão no Orçamento, o laboratório está sendo construído e já tem vestibular programado para 2013”, lembrou.
Vale lembrar que Leitão e Juarez eram aliados em 2000, época em que o tucano era prefeito, e Juarez vereador. De lá para cá eles se desentenderam e começaram a caminhar de lados opostos. Nas eleições de 2012 eles se enfrentaram. A esposa do deputado, Renata Leitão (PSDB) concorreu a vice-prefeita na chapa de Dilceu Dal’Bosco (DEM). "Espero que em 2013 tenhamos um relacionamento melhor e ele tire o pé do palanque", afirma.
Outro lado
A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito Juarez Costa, mas ele se encontra com os telefones celulares desligados. Já os assessores não atenderam e nem retornaram as ligações até a publicação desta matéria.
http://www.rdnews.com.br/noticia/leitao-diz-que-prefeito-boicota-suas-emendas-devido-rivalidade





