Até 2014, 101 mil brasileiros terão oportunidade de estudar no exterior por meio do programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Para auxiliar esses estudantes no aprendizado da língua inglesa, um dos pré-requisitos para ser selecionado, foi lançado no último dia 18 o programa Inglês sem Fronteiras, que prevê a aplicação de 500 mil testes de avaliação em língua inglesa e o fortalecimento do ensino de línguas nas universidades.
A primeira etapa está prevista para começar em fevereiro de 2013, com o atendimento a cerca de 40 mil estudantes, que passarão por testes de proficiência, exigidos para o intercâmbio, como o Test of English as a Foreign Language (Toefl) e o International English Language Testing System (Ielts).
Segundo o Ministério da Educação (MEC), os testes serão aplicados para todos os alunos que alcançaram mais de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pré-requisito mínimo para participar do CsF. Essas provas serão aplicadas por instituições de educação superior certificadas. Até agora, 23 instituições já receberam a certificação.
“Entre 2013 e 2014 nós vamos começar com 500 mil testes do Toefl, que é o exame de proficiência em inglês mais reconhecido para todas as universidades americanas e para a maioria das universidades que usam a língua inglesa no mundo”, informou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
A partir dessa primeira avaliação, os alunos serão classificados em cinco níveis e serão encaminhados para cursos de inglês por meio de distribuição de senhas. “Estamos começando com 100 mil senhas e pretendemos ampliar”, acrescentou Mercadante. Ele informou que, além do curso a distância, os alunos que estão mais próximos da proficiência terão a oportunidade de realizar cursos presenciais. (Boletim em Questão – Secom-PR)
Interessados em estudar fora do país terão auxílio para aprender inglês
janeiro 04, 2013
Cidades