CULTURA ESTADUAL Janete Riva pretende evitar embates

Esposa do presidente da Assembleia Legistativa, Janete Riva (PSD) prepara-se para assumir o comando da Secretaria de Estado de Cultura no próximo dia 15 e promete dar prioridade ao diálogo com a classe artística. 

Uma das três indicações feitas pelo PSD para compor a equipe do governador Silval Barbosa (PMDVB), a futura gestora afirma que irá ouvir representantes da classe antes de tomar qualquer decisão à frente da Pasta. 

A medida visa evitar embates com os representantes do setor, como aconteceu com o ex-secretário de Cultura, deputado estadual João Malheiros (PR), que foi acusado por membros da classe de acumular dívida no montante aproximado de R$ 10 milhões com o setor. 


“A equipe de transição inicia na próxima segunda-feira um levantamento acerca da situação da secretaria e o primeiro passo será conversar com a classe artística para encontrar as soluções para os problemas. Temos que saber o que a classe pensa e o que a secretaria tem a oferecer”, disse Janete. 

A futura gestora admite que a missão delegada pelo governador será um desafio, principalmente por conta do advento da Copa do Mundo de 2014, que terá Cuiabá como uma das cidades-sede. 

“A secretaria tem que atender o Estado como um todo. Temos que mostrar a cara de Mato Grosso na Copa”, diz. 

Para isso, Silval Barbosa solicitou que as ações da Pasta sejam descentralizadas com o objetivo de contemplar todos os municípios e valorizar a cultura de cada região. 

Para auxiliá-la nos trabalhos, a social-democrata afirma que sua equipe será formada por pessoas com perfis técnicos e políticos. A equipe de transição será coordenada pela atual chefe de gabinete da presidência da Assembleia, Maria Helena Caramelo. 

A social-democrata espera ainda contar com o apoio dos deputados estaduais, principalmente com a destinação de emendas parlamentares para o setor. Para 2013, o orçamento da Pasta é de R$ 27 milhões. 

“A secretaria não tem orçamento e não sobrevive sem as emendas dos deputados”, salientou. (RN)