Hidroterapia, hidroginástica, alfabetização, dança de salão, academia da terceira idade, jogos (dominó e mesa de sinuca), aulas de artesanato, além de atendimento fisioterapêutico e psicoassistencial. Essas são algumas das atividades ofertadas para o público da terceira idade nos quatro Centros de Convivência de Idosos (CCIs) administrados pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH).
“Eu faço tudo o que tem aqui. Queria poder vir todos os dias e olha que eu moro no Verdão. Essa aqui é minha segunda casa. Tenho todas as pessoas daqui como se fossem meus filhos”, a paixão é demonstrada pela aposentada Ana Luiza dos Santos, de 73 anos. Ela frequente há nove anos as atividades ofertadas pelo CCI Maria Ignês França Auad, instalado no bairro CPA III.
Para o administrador do local, Natalino Alves, o comprometimento da equipe, associado à execução de um plano de trabalho da Prefeitura de Cuiabá, contemplando a reestruturação física e fortalecimento do quadro de servidores das unidades, denotam o respeito para com o público da melhor idade. “É gratificante o desenvolvimento dessas atividades”, pontua.
Recentemente a unidade passou por uma reforma na pintura e recebeu um novo aquecedor para a piscina. Os investimentos são do Executivo Municipal e ultrapassam R$ 50 mil de recursos próprios. Para Geralda Soares Camilo, de 73 anos, poder participar das aulas de hidroginástica é a garantia de vitalidade e de integração social. “É muito melhor ficar aqui do que em casa sozinha. Sem ter com quem falar. Aqui nós nos divertimos muito”, afirma.
A professora de educação física da unidade, Gleice Paz Leandro dos Santos, explica que a hidroginástica é uma das atividades que mais despertam interesse do público. “Os benefícios são muitos. Melhoram a circulação, a articulação. As aulas ajudam no combate a artrose, a controlar a pressão. A assiduidade dos alunos é garantida”, diz a professora que há três anos já atua no CCI.
Cuiabá também disponibiliza outros espaços para a realização de práticas e de socialização do público da melhor idade, como o Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo (no bairro Dom Aquino), Centro de Convivência de Idosos Aidee Pereira do Nascimento (Novo Horizonte) e Centro de Convivência de Idosos João Guerreiro (Altos do Coxipó). As ações são organizadas pela Coordenadoria de Proteção Social Básica.
Fonte: Patrícia Neves SMASDH (65) 3645-6810
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com