Tradicional e premiado, Al Manzul fecha as portas


  • Especializado em comida árabe, restaurante ganhou projeção internacional, mas não atraía cuiabanos


  • MidiaNews/Álbum de Família 

    Fachada do Al Manzul; no destaque, o casal Salah e Clariman, que conduziram o restaurante

    ISA SOUSA
    DA REDAÇÃO

    Após vinte anos de funcionamento ininterrupto, o Restaurante Al Manzul, especializado em gastronomia árabe, fechou suas portas em Cuiabá. O estabelecimento funcionava no bairro Chácara das Garças, próximo a Avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), às margens do lendário rio Coxipó. O fechamento ocorreu no último dia 17 de julho.

    Simples, porém charmoso e aconchegante, o Al Manzul foi fundado pelo casal Salah Ayoub e Clariman Ayoub, ele libanês e ela, sul mato-grossense. Salah faleceu há três anos e a esposa, com 66 anos, chegou à conclusão de que já estava ficando difícil gerir o local, que tinha ajuda administrativa de um dos cinco filhos do casal.

    "É com muita tristeza que tive que tomar essa decisão. Me sinto até um pouco depressiva, desde o fechamento. Mas, já estava ficando difícil me dedicar integralmente ao restaurante, depois do falecimento do meu esposo", afirmou Clariman, em entrevista ao MidiaNews.

    Segundo a empresária, que se dedicava especialmente à cozinha, no começo, o Al Manzul chegou a receber, em apenas um domingo, mais de 160 pessoas. Funcionando de quinta-feira a domingo, nos últimos três anos, a média semanal era de 80 clientes.

    O sistema de comida era em forma de banquete, com 35 receitas de tradição libanesa e outras criações da própria Clariman. Aos domingos, os mesmos pratos eram servidos em formato de buffet. O preço fixo era de R$ 99 por pessoa.

    Para Clariman Ayoub, o preço, tido como "caro", se justificava pelos produtos, em sua grande maioria, importados, assim como pela clientela, já que muitas pessoas vinham de outros Estados e até de outros países para conferir a gastronomia do Al Manzul.

    Porém, a queixa de Clariman é de que o restaurante era destaque nacional e internacional e, ainda assim, não vinha conquistando o público cuiabano.

    "Nos últimos tempos, a clientela aqui de Cuiabá estava deixando a desejar e eu sentia que faltava um pouco mais de incentivo. Muita gente vinha de fora, mas, ainda assim, caiu um pouco o movimento", disse, sem esconder a tristeza.

    A respeito da Copa do Mundo de 2014, que ampliaria as possibilidades de novos clientes, caso reabrisse o estabelecimento, Clariman não descartou, porém também não afirmou ser possível.

    "Ainda é muito cedo para falar se o Al Manzul pode reabrir as portas conosco. Quem sabe? É uma pena que ele esteja fechado em plena Copa", disse Clariman.

    Prêmios
    Uma das paredes do Al Manzul fala por si, a respeito de quantos prêmios o restaurante já ganhou: são dezenas de quadros e troféus, logo na entrada.

    Além deles, fotos com personalidades, como o ex-governador e atual senador Blairo Maggi e sua esposa, Terezinha Maggi, demonstram a clientela do casal Ayoub, formada por políticos, empresários, nacionais e internacionais, atores e atrizes, conforme lembrou Clariman.

    "Muitos políticos, governadores de diversos Estados, como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, ministros e senadores, vinham aqui. Também recebemos muitos banqueiros de fora, artistas, atores, atrizes... De fora de Mato Grosso, tinha pessoas que vinham especialmente só para comer no restaurante", contou Clariman Ayoub.

    Entre os prêmios, destaque para as duas estrelas dadas pela revista Quatro Rodas, especializada em automóveis e turismo. O Al Manzul era o único restaurante especializado em comida árabe a receber a premiação, no país.

    No contexto internacional, o estabelecimento foi indicado a melhor cozinha árabe do mundo, em Milão, Itália, pela revista "Il Nuovo", em 2002.

    Em 2006, o Al Manzul ganhou o "Troféu de Ouro", em Madri, Espanha, pela melhor cozinha árabe do mundo, por meio da "Turism, Hotelaria y Gastronomia".

    No mesmo ano, recebeu o troféu "Golfinho", concedido na "XXX Turism Associations Other Ways Management & Consult",  em em Bruxelas (Bélgica).
    Confira fotos do local:
    Hall de entrada do Restaurante, com premiações nacionais e internacionais
    Casal Clariman Ayoub e Salah Ayoub com então governador Blairo Maggi e sua esposa, Terezinha Maggi
    Porta de acesso a um dos ambientes do Restaurante Al Manzul
    Uma das salas de jantar do Restaurante Al Manzul

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com