SEMINÁRIO DEBATE OS 05 ANOS DA LEI MARIA DA PENHA EM BRASÍLIA

 

Nos dias 03 e 04 de Agosto de 2011, a Secretaria de Políticas para Mulheres e o Ministério da Justiça realizam em Brasília o Seminário: Lei Maria da Penha, para debater os 05 anos da lei, seus avanços e dificuldades.
No período vespertino do dia 03, a promotora de Mato Grosso Lindinalva Rodrigues Dalla Costa e a Conselheira do CNJ, a Juíza Morgana Richa, foram as palestrantes do painel denominado “ A constitucionalidade da Lei Maria da Penha”, coordenado pelo Secretário Nacional de Reforma do Judiciário, Marcelo Vieira de Campos.
A promotora Lindinalva foi incisiva ao defender a constitucionalidade da norma, fruto de longo debate no Congresso Nacional, que foi criada exatamente por conta do fracasso dos juizados especiais criminais no tratamento de tais casos, que representavam 70% de sua demanda.
Segundo Lindinalva “ se os procedimentos adotados pelos juizados especiais fossem satisfatórios para combater a violência doméstica contra a mulher, não seria necessário a promulgação da Lei Maria da Penha pelo legislador. A lei atendeu a uma necessidade urgente da sociedade e continua sendo ignorada por muitos operadores jurídicos insensíveis e despreparados para atuarem em tais casos”.
Para a conselheira Morgana também não se pode tecnicamente negar a plena constitucionalidade da Lei Maria da Penha , reconhecida por unanimidade em decisão recente do STF. “ a desigualdade histórica enfrentada pela mulher desde o início dos tempos justifica plenamente a criação de um mecanismo de discriminação positiva , como é o caso da 11.340/2006”.
Lindinalva Coordena a COPEVID – Comissão Permanente de Promotores da Violência Doméstica, que estava representada no seminário também pelas Promotoras de Justiça Sueli Lima e Silva , do MPES e Lúcia Iloizio Barros Bastos, do MPRJ.
Após o seminário houve o lançamento do livro coordenado por Lindinalva e a juíza Amini Haddad Campos, “Sistema de Justiça, direitos humanos e violência no âmbito familiar”, que contou com a presença dos co-autores Fausto Rodrigues de Lima, do MPDFT, Sasenazy Soares Rocha Daufenbach do MPMT e Ana Paula Schwelm Gonçalves, Ouvidora da SPM.
A deputada federal Janete Pietá também compareceu, informando os diversos projetos e atividades de enfrentamento a violência de gênero desenvolvidos pela atuante parlamentar.
O lançamento teve seu momento de emoção com a chegada inesperada no evento dos familiares de Lindinalva, sua madrinha Ana Maria Rodrigues e as primas Magdalena Rodrigues e Maria Luíza.
 http://www.lindinalvarodrigues.com.br/materias.php?id=1884&subcategoriaId=9

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com