O Portal Debate Democrático e o Blog Julimar Silva receberam a denúncia de que teria voltado a ocorrer, a prática de Assédio Moral aos educadores da Rede Municipal de Ensino de Caxias-Ma, especificamente na Unidade Escolar Municipal Gentil Frazão, na comunidade Buriti Correte - BR – 316, a cerca de 15 km da sede. O denunciante preferiu não ser identificado, mas adiantou à nossa equipe de reportagem que professores estariam sendo pressionados pela direção da escola.
Não é de hoje que situação parecida vem ocorrendo nesta Unidade de Ensino. Entre os anos de 2008 e 2009, pelo menos 11 professores foram remanejados desta mesma escola para outras unidades, por terem denunciado a prática de Pedofilia (que inclusive foi motivo de reportagem nacional da Rede Bandeirantes e logo depois provocou a vinda à Caxias da CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito, da Assembléia Legislativa do Maranhão). Segundo os educadores, na época, essa prática fez parte do cotidiano da escola e o acusado seria nada mais nada menos que o Diretor da Unidade. Por essa razão, relatos dos professores dão conta de que eles passaram a serem perseguidos, pelo Diretor. O caso chegou à Secretaria de Educação do Município, mas mesmo assim, não impediu que os professores fossem remanejados. Muitos desses profissionais já tinham uma história com as pessoas da comunidade.
As denúncias de pedofilia foram feitas ao Conselho Tutelar que chegou a ouvir uma das vítimas, ou seja, uma menina menor de idade, que misteriosamente teve que ir mais de uma vez ao Conselho Tutelar. Na primeira vez, a criança teria dito, (segundo fomos informados) que teria sido abusada pelo Diretor da Escola. Numa segunda vez, ela teria mudado o seu depoimento. Isso teria impedido que o trabalho da Polícia Federal, que na época estava no caso, fosse prejudicado.
A CPI da Pedofilia também veio à Caxias-Ma para investigar a situação. Uma Audiência Pública foi realizada na Câmara Municipal para discutir o assunto e acolher denúncias. A Presidente da CPI, Deputada Eliziane Gama, fez uma longa exposição dos casos de Pedofilia que estava investigando no Maranhão e foi categórica em afirma que em Caxias-Ma existia sim, denúncias na área educacional, mas pra surpresa da população e das entidades que participaram da Audiência Pública, nada ocorreu, ninguém foi responsabilizado pelas violações da individualidade das crianças abusadas. Até hoje a sociedade caxiense cobra providências desse caso. Até mesmo a mídia silenciou sobre o caso.
O caso foi emblemático na cidade, o Ministério Público do Trabalho também tomou parte. Mesmo com o não êxito da investigação da Polícia Federal o Ministério Público do trabalho em 2010 acolheu as denúncias de Assédio Moral e chamou para acareação o Diretor da Unidade de Ensino e a Secretária de Educação do Município de Caxias que foram obrigados a dá explicações sobre essas ocorrências. Atualmente as denúncias de Assédio Moral, estão em forma de processo, no Ministério Público do Maranhão.
O Portal Debate Democrático e o Blog Julimar Silva estão acompanhando o caso e mais informações serão lançadas nas próximas horas.
Mais informações: www.debatedemocratico.com.br
Mande sua sugestão para: julimarsilvareporter@hotmail.com
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com