Estado vai gerir PAC, mas fica impedido de investir em água e esgoto
Secom/MT
Proposta de Chico Galindo sobre a Senacap inviabiliza saneamento e faz Cuiabá perder dinheiro
RAFAEL COSTA
DA REDAÇÃO
O governador Silval Barbosa (PMDB) foi notificado pela Caixa Econômica Federal (CEF) da perda de R$ 300 milhões para investir em sistema de água e esgoto em Cuiabá, desde que a gestão da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) seja entregue à iniciativa privada, conforme defende o prefeito Chico Galindo (PTB).
Os valores são referentes à soma do dinheiro do Governo federal distribuído por meio da primeira e segunda etapas do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento).
Por conta de problemas técnicos, jurídicos e administrativos, os municípios de Cuiabá e Várzea Grande decidiram repassar a execução das obras do PAC ao Estado. Porém, a ideia de Cuiabá remeter para a iniciativa privada a gestão da Sanecap vai retardar ainda mais a transferência da execução das obras.
"Fui notificado de que a terceirização da Sanecap vai levar ao corte do dinheiro do PAC 1 e à perda da elaboração do convênio do PAC 2. Corremos, sim, o risco de perder mais de 300 milhões em dinheiro para investir em água, esgoto e parte em habitação", declarou Silval Barbosa, nesta quinta-feira (4), durante solenidade da Agecopa, em Cuiabá.
Embora considere "dano irreparável" a perda dos recursos vindos da União, o chefe do Executivo não quis comentar a decisão do Município de terceirizar a gestão da Sanecap.
"É um prejuízo muito grande perder estes recursos a titulo de fundo perdido. Mas, a terceirização é uma decisão administrativa que foge da minha competência", destacou.
Veto do Governo Federal
O prefeito Chico Galindo (PTB) esteve na quarta-feira (3), em Brasília, para tentar conseguir, no Ministério das Cidades, a garantia de que o dinheiro do PAC seria liberado mesmo com a terceirização do serviço de água e esgoto.
Conforme MidiaNews apurou, o Governo Federal já avisou que não há possibilidade de transferir dinheiro para o Município investir em saneamento, com alguma empresa privada sendo responsável pela gestão.






0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com