Família de ex-senador receberá homenagem póstuma em Cuiabá

Família de ex-senador receberá homenagem póstuma em Cuiabá

Foto: ReproduçãoVarjão quando participou do Jô SoaresVarjão quando participou do Jô Soares
A família do ex-senador e historiador Valdon Varjão, de Barra do Garças, receberá nesta sexta-feira (18) uma homenagem póstuma no Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região durante. A solenidade de entrega da ordem São José do Operário foi proposta pelo desembargador e grão mestre da Ordem São José do Operário a sessenta e nove autoridades que direta ou indiretamente tiveram ações em favor da honra e dignidade ao trabalho dignos de receberam o mérito judiciário do trabalho. 

Varjão faleceu em 2008, aos 84 anos. Ele que entrou para história de MT como o primeiro senador negro da República em 1982 e por ter sido o autor do projeto que previa a construção do discoporto na Serra Azul em 1996. Graças ao projeto, a notícia correu o mundo e Varjão apareceu em vários programas nacionais como Jô Soares e no exterior CNN e BBC de Londres. O feito dele chegou a ser citado durante uma reunião G-8 na Alemanha entre líderes internacionais, onde o ex-presidente Fernando Henrique foi questionado sobre o discoporto. 

Os filhos Joel Varjão, Malba Thânia e Maria Honória estão em Cuiabá para representar a família no recebimento da comenda de grau grande oficial, a primeira homenagem póstuma prestada pelo TRT. A solenidade de entrega das comendas está prevista às 18 horas, na sede do TRT. 

Entre os homenageados, estão: a presidente do Brasil, Dilma Vana Rousseff, que receberá a comenda de grau grão-colar. A comenda de grão-cruz para o senador Aécio Neves e o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, ao governador Silval Barbosa e de grã-comendador para ex-secretária Terezinha Maggi, deputado federal Ságuas Moraes Souza entre outros homenageados. Serão 69 comendas.

A viúva do ex-senador, Rosalinha Varjão, ficou emocionada ao saber da comenda ao esposo. Pai de quatro filhos, Varjão chegou às margens do rio Araguaia com 3 anos de idade acompanhando o pai garimpeiro atrás de esperança de uma vida melhor.

Natural de Cratus, estado do Ceará, Varjão constituiu várias amizades, se tornou comerciante e se elegeu vereador,duas vezes prefeito de Barra, deputado federal e senador. Porém a maior contribuição de Valdon, segundo Rosalinha, está no acervo histórico de Barra do Garças que ele deixou com 27 livros publicados e 6 mil fotos históricas da cidade.
  • Varjão projetou o discoporto para atrair turístas. Foto: Edvilson ArneiroVarjão projetou o discoporto para atrair turístas. Foto: Edvilson Arneiro
  • O enterro de Varjão em 2008O enterro de Varjão em 2008

0 Comments:

Postar um comentário

Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com