http://www.todoscontraapedofiliamt.com.br/politica/
Conselho Tutelar registra pelo menos um caso por dia de abuso sexual
A cada dia, pelo menos um caso de abuso sexual envolvendo crianças é registrado no Conselho Tutelar de Barretos. A constatação é da presidente do conselho no município, Rosângela Carvalho Silva, que relata o aumento deste tipo de ocorrência na cidade.
Na tarde de ontem, por exemplo, foi registrado o caso de uma garota de 11 anos vítima de abuso do próprio pai. O crime foi relatado pela própria vítima na escola onde estuda. Por meio de um mandado judicial, uma conselheira tirou do pai a guarda da garota e dos outros três irmãos, com 13, oito e seis anos. Para repelir o pai e evitar ser abusada por ele, a irmã mais velha da vítima chegou a ficar dois meses sem tomar banho. Há casos de crianças de apenas dois anos vitimas de abuso.
“As denúncias aumentaram muito em 2011. A violência psicológica é o que mais preocupa, já que grande parte são de abusos sexuais”, disse a conselheira, ao comentar as seqüelas no comportamento geradas pelo abuso. Ela relatou que, na maior parte das vezes, o abusador é de dentro de casa, como pais, tios e padrastos. “A mãe tem que prestar muita atenção na mudança de comportamento em casa e na escola, já que elas [vítimas] ficam mais agressivas e o aprendizado cai muito”, alertou.
Cúmplices
Rosângela lembrou que uma das dificuldades em constatar o abuso e punir os abusadores é que muitas vezes a própria mãe se recusa a acreditar no filho que foi vítima, e acaba acobertando o parceiro para que o caso não chegue até o conselho. Há casos de mães que receberam as provas do Instituto Médico Legal (IML) de que as filhas foram violentadas sexualmente e se recusam a admitir o fato, alegando que não presenciaram o crime.
Segundo a conselheira, é na escola onde as vítimas se sentem menos constrangidas em confessar que foram abusadas, por ser um local onde não estão convivendo com os familiares. O Conselho Tutelar possui um Disque Denúncia que resguarda a identidade do denunciante e não possui bina. Os telefones para denúncias são 3323-9906 e 3323-3443. O telefone de plantão para denúncias após as 18h é 9718-5400.
0 Comments:
Postar um comentário
Para o Portal Todos Contra a Pedofilia MT não sair do ar, ativista conclama a classe política de MT
Falta de Parceiros:Falsos militantes contra abuso sexual e pedofilia sumiram, diz Ativista
contato: movimentocontrapedofiliamt@gmail.com