Grupo que realizou o trabalho reúne profissionais liberais e articulistas políticos
Portal aponta Secretário Governo disparado o melhor secretário da gestão Emanuel Pinheiro
E a Primeira-dama Marcia Pinheiro recebem homenagem de portal de referência nacional por ações em prol das mulheres e famílias março.
Profissionais de outros setores da saúde do município também serão agraciados com comendas
Mato Grosso - Pesquisa do Portal Vida e Direitos Humanos
Diploma Ruth Cardoso será entregue a Marcia Pinheiro, juíza Amini Haddad,desembargadora Maria Erotides e a líderes pela luta pelos direitos da mulher.
Grupo que realizou o trabalho reúne profissionais liberais e articulistas políticos
Em entrevista com a imprensa na manhã desta segunda-feira (28), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), apesar de afirmar que sua candidatura ou não ao Governo do Estado, nas eleições deste ano, está condicionada à decisão do governador Mauro Mendes (União), de disputar ou não à reeleição, disse que o seu candidato para enfrentar Mendes é o vice-prefeito da Capital, José Roberto Stopa.
“O meu candidato é o Stopa. Já falei com várias lideranças e estou empolgado com esse projeto de uma candidatura alternativa para o Estado porque estou vendo a carência, a ausência do governo em Mato Grosso. Todas as atividades estão sendo sacrificadas. Também estou me sentindo a voz do servidor público”, disse, argumentando que “hoje temos um Mato Grosso rico à custa de sacrificar, com uma crueldade jamais vista na história, o povo, principalmente em relação ao poder de compra”, adiantou.
Emanuel Pinheiro afirmou que pretende disputar o governo somente se for para enfrentar o governador Mauro Mendes. “Só vou tomar essa decisão, se vou ou não ser candidato, se Mauro Mendes for candidato à reeleição. Se ele não for, aí não precisa. Mais da metade, 75% dos problemas de Mato Grosso estarão resolvidos”.
O prefeito cuiabano entende que tem como administrar o Estado sem o que classifica de crueldade com o orçamento da família. Tem como administrar sem aumentar tributos de forma desesperada só para arrecadar e arrecadar, sem pensar na contrapartida lá na ponta. Eu não criei nenhum tributo e Cuiabá está bombando. A reforma da previdência eu entreguei aos servidores. Eles redigiram, além disso estou garantindo todos os PCCs, todas as conquistas dos servidores sem tributar, sem criar armadilhas”, completou.
O vice-prefeito e secretário de Obras de Cuiabá, José Roberto Stopa, afirmou que a gestão Emanuel Pinheiro irá ireforçar a infraestrutura municipal em 2022. Somente no recapeamento de vias, serão aplicados mais de R $13 milhões. Os trabalhos estão previstos para ter início em julho, após o término do período de chuvas.
Stopa explicou que o Executivo Municipal tem acompanhado de perto os problemas vivenciados pela população, que sofre nesta temporada com os danos ocasionados na pavimentação urbana e o aumento significativo de buracos. Segundo ele, a Secretaria Municipal de Obras já possui um levantamento e, após o encerramento do período chuvoso, na segunda quinzena de abril, os trabalhos serão intensificados por toda a cidade.
"Tão logo passe a chuva que, inclusive, já tinha esperança que estava chegando ao fim, no entanto, está chovendo praticamente todos os dias. Não é possível conter os buracos da cidade com chuvas, mas neste ano, a Prefeitura vai investir muito em recapeamento e tapa-buracos a partir do mês de julho, conforme já alinhado com prefeito Emanuel Pinheiro, um grande programa, investindo cerca de R$ 13 milhões somente em recapeamento, fora tapa-buracos. Sabemos que é algo chato, difícil, mas também que está chovendo muito acima da média, o que há muito tempo não acontecia", afirmou.
As ações serão desencadeadas em conjunto com a força-tarefa emergencial de tapa-buracos, que será executada também após o período de chuvas, contemplando diversas regiões do município. De acordo com Stopa, a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em até 40 dias.
Contudo, o fortalecimento do programa 'Minha Rua Asfaltada', já foi sinalizado pelo Governo Federal, por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de Cuiabá e Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS), via Programa de Financiamento de Projetos de Investimentos (FINEM), beneficiando mais de 19 bairros com pavimentação e drenagem. O crédito disponibilizado ultrapassa R$ 75 milhões.
A Câmara de Cuiabá definiu os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá apurar os serviços de esgotamento sanitário prestados pela Concessionária Águas Cuiabá, com parlamentares da base ocupando a maioria dos assentos.
A CPI será presidida pelo vereador de oposição Diego Guimarães, que foi autor do requerimento, e terá como relator Marcrean Santos (PP), além de Chico 2000 (PL) como membro. O vereador Dilemário Alencar (Podemos), da oposição, ficou como primeiro suplente.
Segundo Diego, a presença massiva da base já era esperada tanto pela quantidade de parlamentares aliados ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) que compõem a Casa.
Ele disse, no entanto, que isso não irá atrapalhar a condução dos trabalhos.
Não dá para ganhar de um lado com saneamento, e perder no outro com obras mal feitas na nossa cidade. Tudo isso vai ser verificado pela CPI“Independente da posição política desses vereadores, a nossa condução enquanto presidente vai ser em prol de buscar o melhor resultado para Cuiabá, impelindo à empresa a responsabilização por conta das obras mal feitas, buscando a solução e, se necessário, responsabilizando quem é o culpado”, disse.
“Vamos conduzir de forma isenta, mas de antemão não quero fazer nenhum pré-julgamento quanto à posição desses vereadores durante a CPI”, acrescentou.
Os trabalhos devem ser iniciados já nesta quarta-feira (30), quando será convocada a primeira reunião da comissão para montagem da equipe técnica que possa auxiliar na fiscalização in loco dos serviços e no levantamento dos principais gargalos de obras que precisam ser feitas em Cuiabá.
Apuração
Entre os objetivos da CPI estão a verificação da qualidade do serviço prestado pela empresa após a realização de obras de esgotamento sanitário – que tem danificado sobremaneira o asfalto na Capital – e a possível ocorrência de elementos cancerígenos na água fornecida para consumo.
A CPI também deve apurar denúncias a respeito do tratamento do esgoto em Cuiabá. Segundo Diego, há denúncias de que córregos, como o da Prainha, estejam sendo usados para a passagem de esgoto e não apenas água.
Eles ainda devem cobrar o cumprimento do prazo de universalização do esgoto na Capital até 2024.
“Mas queremos que isso seja feito com qualidade. Não dá para ganhar de um lado com saneamento, e perder no outro com obras mal feitas na nossa cidade. Tudo isso vai ser verificado pela CPI para que a CPI possa dizer se o cidadão está pagando por um serviço que está sendo entregue”, disse.
O vereador ressaltou que a Câmara não é contra o saneamento básico, mas apontou que não se pode permitir que a empresa execute tais obras com a contrapartida oferecendo “um péssimo serviço”.
“Está sendo cobrada 90% de taxa de esgoto em toda a cidade e o povo cuiabano sendo penalizado, pagando por isso, em contrapartida, ao andar na rua corre risco de acidente ou de danificar o seu veículo”, salientou.
Segundo Diego, será feito um “levantamento minucioso” para apontar as razões pelas quais as obras estão sendo mal feitas, quem são os responsáveis e como a situação poderá ser reparada.
“Vamos avaliar na CPI a possibilidade de pleitear – seja via empresa, seja via Arsec (que deveria estar fiscalizando o serviço prestado em Cuiabá) ou seja perante o Tribunal de Contas do Estado – a possibilidade de suspensão da cobrança da taxa de esgoto em Cuiabá até que os reparos necessários sejam feitos na nossa cidade”, disse.
Leia mais:
Com 23 assinaturas, Câmara cria CPI para investigar Águas Cuiabá | |
Fonte: MidiaNews Visite o website: https://www.midianews.com.br/ |
O presidente da Câmara de Cuiabá Juca do Guaraná Filho (MDB), primeiro presidente negro eleito em Cuiabá, destacou durante o 2º encontro ‘Vidas Negras Importam’, o trabalho que vem desenvolvendo desde o início da gestão em favor da igualdade racial.
O evento que ocorreu nesta terça-feira (29), na Câmara Municipal de Cuiabá foi uma parceria do Legislativo Municipal com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria-Adjunta de Direitos Humanos e Conselhos de Direito. Mais de 300 pessoas participaram online na página da Casa de Leis.
O vice-prefeito de Cuiabá José Roberto Stopa, a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca, professores e representantes de religiões afro-brasileiras estiveram no encontro.
“Promover debates sobre questões raciais, valorização da identidade negra, respeito e outros assuntos são de suma importância para uma sociedade melhor. Ações como essa, onde podemos debater o tema, devem ser constantes e não restritas a esse mês, em especial, que se celebra o dia internacional pela eliminação da discriminação racial, mas nos 365 dias do ano”, destacou Juca do Guaraná.
“Ao olhar para mim, um negro, vindo do bairro Pedregal, região periférica de Cuiabá, as pessoas encontram uma história de sucesso, uma referência. E é isso que eu quero ser, principalmente para os jovens negros da nossa Capital, um exemplo de que é possível sim, ocupar espaços de liderança, vencendo todo preconceito”, complementou.
A secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca lembra que a data foi escolhida em razão do 21 de março - Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.
“Falar de igualdade racial deve ser uma luta de toda sociedade. Num país predominantemente negro ainda temos que discutir temas como esse, que tratam da discriminação racial, das formas de preconceito. Importante que se promovam debates sobre o tema. Sem falar que, quase todos os dias nos deparamos com casos de violência contra a população negra. Que essa data sirva de reflexão pois há uma guerra em jogo que envolve o mundo de uma forma geral sobre a importância da construção de políticas públicas efetivas de promoção da igualdade racial”, pontuou Christiany.
O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa destacou o trabalho da Casa de Leis em favor da população.
“Essa casa tem feito o papel dela. Dar voz e vez ao povo cuiabano. Que essa data sirva de reflexão pois, há uma guerra em jogo que envolve o mundo de uma forma geral sobre a importância da construção de políticas públicas efetivas de promoção da igualdade racial”, destacou Stopa.
Valtenir Pereira (foto) se viu forçado a fazer as pazes com os Pinheiro. Estava brigado com o prefeito cuiabano Emanuel e com o filho deste, o deputado federal Emanuelzinho, desde o processo eleitoral de 2018. Na época, o então deputado Valtenir estava seguro de que Emanuel o apoiaria a reeleição na Baixada Cuiabana. Mas o prefeito, de última hora, lançou o filho, que se elegeu à Câmara, enquanto Valtenir saiu derrotado. De lá para cá, se distanciaram. Agora, numa negociação que envolveu até a cúpula nacional do MDB, Valtenir foi chamado na casa do prefeito e, ali, lhe foi perguntado se concordava com a filiação de Emanuelzinho no partido, Acuado e todo sem jeito, Valtenir disse que sim. Em síntese: o MDB está montando uma chapa forte para federal, na expectativa de eleger entre dois e três. E os nomes mais competitivos são dos já deputados Bezerra, Emanuelzinho e Juarez, além de Valtenir. Um ou dois destes seguramente vão ficar de fora.
O Deputado federal Emanuelzinho Pinheiro “bateu o martelo” e se filiou ao MDB na tarde de hoje (30). Após longas rodadas de negociações, o parlamentar, que vai disputar à reeleição, optou por ingressar na mesma legenda que abriga o pai, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro.
Segundo fontes, ele assinou a “ficha”, na casa do pai, ao lado de lideranças do MDB. Participaram da costura política Emanuel, o presidente estadual do MDB Carlos Bezerra, a deputada estadual Janaína Riva e o Valtenir Pereira, que atua na Câmara Federal. A coluna Curtinhas havia adiantado a negociação.
Além de Emanuelzinho, a chapa do MDB a federal é composta por nomes como Bezerra, Valtenir e Juarez Costa.
Emanuelzinho deixa o PTB, que chegou a comandar no Estado, após “bater de frente” com lideranças da cúpula nacional, como Roberto Jefferson. O federal também chegou a flertar com PV, Republicanos e PL.
Foi, inclusive, um dos signatários de ação que destituiu Jefferson da presidência nacional do PTB. No processo, seis deputados do PTB afirmaram que o político fez mau uso do fundo partidário de R$ 20 milhões e alegaram que filiados estavam sendo surpreendidos com atos ilegais e abusivos, como a destituição arbitrária de órgãos regionais, inclusive os eleitos por convenção. Em Mato Grosso, PTB agora está sob o comando do ex-federal Victório Galli.
A partir desta quarta-feira (30), o polo de vacinação da UNIC, que estava vacinando apenas crianças de 5 a 11 anos, passou a vacinar também pessoas de 12 anos acima. Para possibilitar que os dois grupos possam ser imunizados no mesmo local, a coordenação da campanha dividiu o auditório em duas partes: de um lado ficou a vacinação exclusiva para crianças de 5 a 11 anos e do outro lado ficou a vacinação do grupo de 12 anos acima.
A coordenadora da campanha, Valéria de Oliveira revelou o motivo desta decisão de voltar a vacinar adolescentes e adultos na UNIC. “Percebemos que um grande número de pais que vêm ao polo da UNIC trazer seus filhos pra vacinar estão ou com a segunda dose ou com a dose de reforço atrasada. Muitos falaram que se houvesse a possibilidade de receber a dose na UNIC, eles se vacinariam. Decidimos que não poderíamos perder essa oportunidade, pois quanto mais gente imunizada, mais rápido acabaremos com esta pandemia. Sendo assim, resolvemos dividir o polo em dois para podermos imunizar todos os grupos”, explicou.
A imunização de adultos na UNIC terá vacinas tanto para primeira, quanto para segunda e terceira doses, além da quarta dose para idosos de 80 anos acima e imunossuprimidos. As pessoas que ainda não tomaram a dose de reforço da Janssen (segunda dose) também poderão receber o imunizante na UNIC a partir desta quinta-feira (31).
“Quando paramos de vacinar os adultos na UNIC, colocamos a Janssen somente na UBS Cidade Verde porque temos este imunizante apenas para a segunda dose e o público não é muito grande. A partir de amanhã, voltaremos a ter na UNIC, até mesmo para facilitar o acesso daqueles que ainda não completaram o esquema vacinal”, comentou Valéria.
O polo de vacinação fica no auditório localizado no estacionamento da UNIC Beira Rio e funciona de segunda a sábado, das 8h às 16h30. Lembrando que o estacionamento para quem se vacinar é de graça. “No ato do registro da vacina a pessoa deve solicitar o selo de gratuidade e depois de vacinado ele precisa passar no guichê de pagamento do estacionamento, apresentar o selo com o comprovante do estacionamento e pedir para validar”, concluiu a coordenadora.
Em alusão ao “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, celebrado em 2 de abril, a Prefeitura de Cuiabá - por meio da Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência - convida para abertura da Semana Municipal da Pessoa com Transtorno de Espectro Autismo (TEA), nesta quinta-feira (31), a partir das 17h. O encontro será realizado no Plenário das Deliberações da Câmara Municipal de Vereadores.
O evento é realizado em parceria com a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) e seguirá com extensa programação até o dia 2 de abril. O objetivo é chamar à atenção para importância do tema na sociedade.
“A Semana de Conscientização do Autismo é importante para mostrar para a sociedade que esse público pode sim ter o seu espaço, nas escolas, no trabalho e nos grupos de convívio social. Por isso que, nós, enquanto gestores públicos municipais, temos que ampliar a discussão para que o objetivo seja alcançado, que as pessoas com esse tipo de transtorno sejam incluídas na sociedade”, disse o secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva- Rubinho da Guia.
A abertura da programação será realizada com palestra sobre os Direitos das Pessoas com Transtorno de Espectro Autismo (TEA). Na sexta-feira, 1º de abril, também com atividades na Câmara Municipal, onde foi escolhido o temas “A Pessoa com TEA e a inserção no mercado de trabalho” para debates entre os participantes. O evento está previsto para as 17 horas.
Já no dia 2 (sábado), o encerramento da Semana Municipal, o local escolhido foi o Parque das Águas. A partir das 17h, toda população e público visitante está convidado para participar da Aula Inclusiva para conscientização e sensibilização do Austismo.
Transtorno do espectro autista- O transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.
O TEA começa na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, as condições são aparentes durante os primeiros cinco anos de vida.
Indivíduos com transtorno do espectro autista frequentemente apresentam outras condições concomitantes, incluindo epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O nível de funcionamento intelectual em indivíduos com TEA é extremamente variável, estendendo-se de comprometimento profundo até níveis superiores.
SERVIÇO:
O que: Semana Municipal da Pessoa com Transtorno de Espectro Autismo- TEA
Data: 31 de março a 02 de abril
Solenidade de Abertura: 31 de março
Horário: 17 horas
Local: Plenário da Câmara de Vereadores
A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) realizou, na terça-feira (29), uma reunião de alinhamento com a União Coxipoense de Associação dos Moradores (Ucam) e a Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab). O encontro teve como objetivo apresentar às entidades a nova metodologia de trabalho que está em implantação na empresa pública.
A reunião foi coordenada pelo diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, e contou também com a participação dos adjuntos de Serviços Urbanos, Anderson Matos, e de Zeladoria, João Hauer. Entre os pontos expostos aos representantes do movimento comunitários estão as ações de fortalecimento das Regionais e Subprefeituras, além da digitalização dos processos de solicitações dos presidentes das Associações de Moradores dos bairros cuiabanos.
“O que estamos trabalhando para implantar, e isso não será do dia para noite, é a descentralização dos serviços. Entendemos que quando conseguirmos fazer isso, o nosso trabalho terá uma eficiência maior. Temos hoje nove regionais, que precisam ser melhor aproveitadas, tendo as condições necessárias de receber as demandas de interesse das comunidades”, explicou Júnior Leite.
Para o diretor-geral, a descentralização também facilitará o trabalho que, voluntariamente, é prestado pelas lideranças comunitárias. Segundo ele, o presidente de uma associação não ficará mais limitado a ir até a sede da Limpurb para apresentar suas solicitações, podendo procurar a estrutura da Regional ou Subprefeitura. Ao mesmo tempo, a digitalização dos processos deve dar mais celeridade nas respostas.
“O prefeito Emanuel Pinheiro implantou um modelo de gestão popular, em que essas lideranças têm participação efetiva. O que estamos buscando é melhorar nossa atuação e facilitar o trabalho dessas pessoas. Criamos um setor de protocolos, onde as solicitações são digitalizadas e encaminhadas diretamente para uma equipe que vai entender a demanda e encaminhar para a área responsável. Isso vai garantir mais agilidade no atendimento”, disse.
O presidente da Femab, Walter Arruda, parabenizou a iniciativa de chamar o movimento comunitário para debater e participar do planejamento das ações da Limpurb. “Saio muito contente com o que eu vi ou ouvi nessa reunião. Uma gestão moderna se faz com descentralização, pois quem centraliza dificulta a solução dos problemas. É importante que a voz do líder comunitário seja ouvida pelo gestor público”, afirmou.
Também presente no encontro, o presidente da Ucam, José Mauricio Pereira, enfatizou que uma próxima reunião ainda mais abrangente será agendada, contando com a participação de todos os presidentes das Associações de Moradores e administradores regionais. De acordo com ele, essa iniciativa é fundamental para que todos tenham conhecimento das mudanças que estão sendo implantadas e os projetos para a cidade.
“Toda mudança é importante e, muitas vezes, necessária. No entanto, ela só cumpre seu objetivo quando todos conseguem entendê-la. E é isso que vamos buscar com essas reuniões. Também parabenizo o diretor-geral Júnior Leite, por entender que o fundamental no poder público é fazer com que a população seja atendida com qualidade e tenha respostas”, completou José Mauricio.
A cartilha de prevenção contra o assédio moral e sexual na Prefeitura de Cuiabá está na fase final de elaboração, conforme o relatório apresentado, na última semana. O material é elaborado pelo comitê técnico formado seis secretarias municipais.
A Ouvidoria Geral e as pastas da Mulher, Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Educação, Habitação e Saúde integram o grupo de estudo técnico especializado.
De acordo com a secretária da Mulher, Luciana Zamproni, é preciso garantir o entendimento quanto as formas de assédio moral no trabalho, como situações vexatórias de humilhação, constrangimento e ofensa à dignidade do servidor, para a proposição de medidas de combate a esse tipo de prática.
“São três formas que o servidor pode sofre o assédio. Pelo seu superior, que é o seu chefe imediato, por um colega de trabalho ou alguém que trabalha na gestão, mas está em outra secretaria", explicou.
Entre os módulos presentes no material gráfico estarão as formas de assédio. No material serão encontradas informações sobre os três distintos modos, por exemplo, a vertical que consiste na relação de trabalho marcada pela diferença de posição hierárquica, tanto do subordinado quanto do superior.
“Nós queremos coibir esse tipo de ação porque sabemos que essas situações geram um conflito emocional muito grande, sobretudo às mulheres, e não podemos admitir esse tipo de violência. O objetivo é coibir essa prática e que, as denúncias cheguem até nós para podermos dar o andamento da melhor forma e punir esse assediadores”, frisou Zamproni.
A criação da cartilha foi ensejada, ainda em 2021, pelo Núcleo de Apoio à Primeira-dama e vem ao encontro do que determina a Organização Internacional do Trabalho. A previsão de lançamento está reprogramada para a primeira quinzena de abril, anteriormente prevista para o mês de março.
Conforme a Lei 12.587/2012, o Plano de Mobilidade deve conter diagnósticos para o transporte público coletivo, circulação de carros e pedestres, acessibilidade para pessoas com deficiência e integração do transporte público com o privado, ciclovia/ciclofaixa, entre outros. O município que não tiver esse diagnóstico poderá deixar, por exemplo, de receber recursos federais para mobilidade urbana.
Os serviços de transporte público coletivo;
Confira na íntegra LEI Nº 12.587, DE 3 DE JANEIRO DE 2012.
A discriminação racial: a intolerância, o respeito e direitos foram temas debatidos no 2º Encontro Municipal ‘Vida Negras Importam’, promovido pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria-Adjunta de Direitos Humanos e Conselhos de Direito, na noite desta terça-feira (29). A atividade ocorreu no formato on line, transmitida pela página do Facebook da Câmara Municipal de Cuiabá- https://m.facebook.com/camaracba e contou com mais de 300 participantes.
A iniciativa segue diretrizes do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, que tem como marca o trabalho pautado na humanização.
A data foi escolhida em razão do 21 de março - Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. “Um dos caminhos mais importantes para a educação de toda população é a formação permanente, em todas as esferas de ensino, como ferramental essencial de desconstrução do racismo. Por isso que a Prefeitura de Cuiabá é participativa em eventos como esse de construção de políticas públicas efetivas em prol da população negra. Esse processo de escuta e esse caminhar junto é fundamental. Deve ser uma luta de toda sociedade”, declarou o vice- prefeito, José Roberto Stopa, que participou do evento.
“O que falar do evento Vidas Negras Importam?” O questionamento foi feito pela secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca, ao realizar a abertura da 2ª Edição do Encontro. Tecendo um breve histórico, ela pontuou as respostas lembrando que 54% da população brasileira é negra e, mesmo diante desse percentual, diariamente registram-se inúmeros episódios de injustiças, salários de salários desproporcionais. Relembrou ainda que é menor o acesso da população negra aos espaços educacionais, parlamentares e esferas governamentais.
“Num país predominantemente negro ainda temos que discutir temas como esse, que tratam da discriminação racial, das formas de preconceito. Importante que se promovam debates sobre o tema. Sem falar que, quase todos os dias nos deparamos com casos de violência contra a população negra. Que essa data sirva de reflexão pois, há uma guerra em jogo que envolve o mundo de uma forma geral sobre a importância da construção de políticas públicas efetivas de promoção da igualdade racial”, pontuou Christiany.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Juca do Guaraná destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. “Sabemos das dificuldades enfrentadas por um povo que mesmo com todos os avanços, ainda sofre com a discriminação. Ações como essa, onde podemos debater o tema, devem ser constantes e não restritas a esse mês, em especial, que se celebra o dia internacional pela eliminação da discriminação racial, mas nos 365 dias do ano”, afirmou o presidente.
“Vidas negras importam, importam muito. Estamos no segundo evento anual, o que considero pouco. Não devemos nos limitar a um dia para falar de políticas públicas. Precisamos de espaço, como a Câmara de Vereadores que abra as portas, para esse momento, para uma discussão tão importante dentro dos órgãos de governo, para que possamos militar, defender as nossas questões, como a intolerância religiosa, discriminação política de igualdade racial. Essa é uma luta que deve ser defendidas por todas as classes e raças”, comentou o vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Pedro Reis de Oliveira.
“Por mais divulgado o assunto, ainda é um tema ladeado de preconceito como prática discriminatória na sociedade”, concluiu a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany.
A Prefeitura de Cuiabá realiza o chamamento público da sociedade civil para participar nos dias 5 e 6 de abril da Conferência do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), no Hotel Fazenda Mato Grosso, localizado no bairro Coxipó. A iniciativa tem como finalidade debater a proposta do novo Plano e possibilitar os ajustes finais desse instrumento legal que será validado pelo Conselho da Cidade. A meta da Gestão Emanuel Pinheiro é enviá-lo à Câmara Municipal de Vereadores para avaliação e aprovação.
A programação atende a seguinte formatação: no primeiro será realizada abertura oficial do evento. Já o segundo, contará com a apresentação de projetos e ações estratégicas embasados nas temáticas de Centralidades Urbanas; Regularização e Revitalização do Rio Coxipó; Mobilidade e integração dos bairros; Coesão Urbana e Social e Fortalecimento da Gestão e Planejamento Territorial.
"Este instrumento legal, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, é uma peça fundamental para o planejamento de nossa querida cidade. Trata-se de um texto balizador de todas as políticas públicas para os próximos dez anos, com ações, metas e objetivos exequíveis para este período. O planejamento urbano que prepara este documento, mas não se refere a uma política de gestão e sim de governo, tendo como alvo um resultado consolidado para que nos próximos 30 anos possamos colher os frutos do desenvolvimento econômico, um verdadeiro avanço na qualidade de vida da população, de forma mais humana e sustentável, seja referente ao meio ambiente urbano construído ou não. Um belíssimo presente para nossa Cuiabá,construído com muito trabalho, empenho e toda uma equipe", elencou Puga.
A revisão é fruto de um trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável por meio da Secretaria Adjunta Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU). A execução dos processos foi dividida em três etapas, o que resultou em mais de 60 consultas públicas, alcançando uma participação popular de mais de duas mil pessoas, validando atuação direta da sociedade cuiabana na administração atual.
O que: Conferência Pública do Plano Diretor de Cuiabá
Data: Terça-feira (05), a partir das 14h e Quarta-feira (06), das 08h às 17h
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso
Endereço: Rua Antônio Dorileo, nº 1100 - Coxipó
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, informa que as inscrições para a primeira etapa da 45ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos começam nesta quarta-feira (30) e vão até o dia 5 de abril.
Ginástica artística, Ginástica rítmica, Ciclismo, Xadrez e Vôlei de Praia são as modalidades da competição individual. Os estudantes serão divididos em duas categorias por idade: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Poderão participar todos os atletas devidamente matriculados em unidades escolares da rede Estadual, Municipal, Privada e Instituto Federal.
A primeira etapa dos jogos individuais estadual será realizada entre os dias 21 e 24 de abril, em Sorriso. Os vencedores de cada modalidade e categoria receberão troféus, medalhas e vão representar Cuiabá nos Jogos Estudantis Mato-grossense e posteriormente nos Estaduais e Nacionais.
A documentação de inscrição deve ser entregue em duas vias devidamente preenchidas e assinadas pelos responsáveis para a Comissão Organizadora na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, localizada na Rua Barão de Melgaço, número 3677, com atendimento de segunda à sexta-feira. das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Segue anexo o regulamento e as fichas de inscrição para a competição esportiva:
A Secretaria Adjunta de Governo, de Relações Comunitárias (Sarc) da Prefeitura Municipal de Cuiabá, realiza na tarde desta quarta-feira (30), o 2º encontro de apresentação do selo UNICEF a crianças e adolescentes e de composição do NUCA Cuiabá (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Cuiabá).
O evento será realizado a partir das 14h no auditório do Palácio Alencastro. O tema deste ano será sobre o empoderamento de meninas e a promoção da igualdade de gênero.
SERVIÇO:
O que: 2º encontro de apresentação do selo UNICEF a crianças e adolescentes e de composição do NUCA Cuiabá
Data: quarta-feira (30)
Horário: 14h
Local: Auditório da Prefeitura de Cuiabá
A discriminação racial: a intolerância, o respeito e direitos foram temas debatidos no 2º Encontro Municipal ‘Vida Negras Importam’, promovido pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria-Adjunta de Direitos Humanos e Conselhos de Direito, na noite desta terça-feira (29). A atividade ocorreu no formato on line, transmitida pela página do Facebook da Câmara Municipal de Cuiabá- https://m.facebook.com/camaracba e contou com mais de 300 participantes.
A iniciativa segue diretrizes do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, que tem como marca o trabalho pautado na humanização.
A data foi escolhida em razão do 21 de março – Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. “Um dos caminhos mais importantes para a educação de toda população é a formação permanente, em todas as esferas de ensino, como ferramental essencial de desconstrução do racismo. Por isso que a Prefeitura de Cuiabá é participativa em eventos como esse de construção de políticas públicas efetivas em prol da população negra. Esse processo de escuta e esse caminhar junto é fundamental. Deve ser uma luta de toda sociedade”, declarou o vice- prefeito, José Roberto Stopa, que participou do evento.
“O que falar do evento Vidas Negras Importam?” O questionamento foi feito pela secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca, ao realizar a abertura da 2ª Edição do Encontro. Tecendo um breve histórico, ela pontuou as respostas lembrando que 54% da população brasileira é negra e, mesmo diante desse percentual, diariamente registram-se inúmeros episódios de injustiças, salários de salários desproporcionais. Relembrou ainda que é menor o acesso da população negra aos espaços educacionais, parlamentares e esferas governamentais.
“Num país predominantemente negro ainda temos que discutir temas como esse, que tratam da discriminação racial, das formas de preconceito. Importante que se promovam debates sobre o tema. Sem falar que, quase todos os dias nos deparamos com casos de violência contra a população negra. Que essa data sirva de reflexão pois, há uma guerra em jogo que envolve o mundo de uma forma geral sobre a importância da construção de políticas públicas efetivas de promoção da igualdade racial”, pontuou Christiany.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Juca do Guaraná destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. “Sabemos das dificuldades enfrentadas por um povo que mesmo com todos os avanços, ainda sofre com a discriminação. Ações como essa, onde podemos debater o tema, devem ser constantes e não restritas a esse mês, em especial, que se celebra o dia internacional pela eliminação da discriminação racial, mas nos 365 dias do ano”, afirmou o presidente.
“Vidas negras importam, importam muito. Estamos no segundo evento anual, o que considero pouco. Não devemos nos limitar a um dia para falar de políticas públicas. Precisamos de espaço, como a Câmara de Vereadores que abra as portas, para esse momento, para uma discussão tão importante dentro dos órgãos de governo, para que possamos militar, defender as nossas questões, como a intolerância religiosa, discriminação política de igualdade racial. Essa é uma luta que deve ser defendidas por todas as classes e raças”, comentou o vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Pedro Reis de Oliveira.
“Por mais divulgado o assunto, ainda é um tema ladeado de preconceito como prática discriminatória na sociedade”, concluiu a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany.
Fonte: PREFEITURA DE CUIABÁ
Folhamax
ARAGUAIA NOTÍCIA
O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, acertou sua filiação no MDB nesta quarta-feira (30). Com isso, ele adere ao partido do pai, o prefeito Emanuel Pinheiro, já que estava no PTB desde a última eleição.
Com a filiação de Emanuelzinho, o MDB passa a contar com três deputados federais. Além dele, integram a sigla Juarez Costa e Carlos Bezerra. A legenda ainda conta com o suplente Valtenir Pereira, que, por mais de uma vez, assumiu a cadeira na Câmara dos Deputados.
Todos devem disputar uma vaga na Câmara no pleito de outubro, formando uma das chapas mais concorridas para o cargo. A expectativa é de que três sejam eleitos. Na Assembleia Legislativa o MDB é um dos partidos com maior bancada, composto por três parlamentares: Dr. João, Janaina Riva e Thiago Silva, todos já em ritmo de pré-campanha para buscar a reeleição.
Tem ainda o suplente Romoaldo Júnior que tem se revezado em diferentes vagas na atual legislatura, num esquema pelo rodízio com os titulares, pois no pleito de 2018 não conseguiu ser reeleito para o sexto mandato. Contudo, a tendência é que Romoaldo não dispute as eleições deste ano, pois já demonstrou interesse em se aposentar da vida política.
Na Câmara dos Deputados, o MDB já era a lelegenda com mais representantes da bancada mato-grossense. Agora, com a vinda de Emanuelzinho, deixa o PTB sem representantes de Mato Grosso em Brasília
Também impõe desafios maiores para alguns correlionários, como por exemplo, o suplente de deputado Valtenir Pereira, que sequer conseguiu votos suficientes (44.135) no pleito de 2018 para garantir uma cadeira como titular.
O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) propôs um projeto de lei que define a prática da telemedicina em Cuiabá. A proposta visa dinam...