Várzea Grande: Presidente da Câmara revela mais mudanças na Casa e explica sobre futura reforma



Da Redação
O presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, Waldir Bento da Costa (PMDB) em entrevista à rádio Estação VG na última segunda-feira (05) fez uma analise dos trabalhos do legislativo no primeiro semestre de 2013. Além disso, destaca sobre a reforma da Casa de Leis, que ainda permanece pendente. E lembrou como encontrou a logística do local. 

Leandro Manduca
“Quando cheguei na Câmara percebi que o meio político estava bagunçado, tive que mudar muita coisa. Como é meu primeiro mandato sei que ainda tenho que mudar mais, tenho total capacidade de ouvir a população, e não coloco empecilhos para quem me procura no gabinete. Sempre busco para que todos tenham seus pedidos atendidos”, diz Waldir.


Ao ser questionado pelas regras impostas na imprensa na casa, Waldir foi bem claro ao expor sua opinião. “Lógico que é necessário mudar, por exemplo; organizamos a sala de imprensa, buscamos fazer crachás para melhorar a identificação de quem entra e quem sai da Câmara. E vejo que tem dado certo, não só com os jornalistas. Busquei regularizar todos os funcionários, melhorar a recepção da Casa Cidadã, procurei saber as funções de cada um, e conhecer cada ‘cantinho’ ali dentro, tudo isso para dar o atendimento que a população precisa”, acrescenta Bento.

De acordo com o presidente, a reforma da Câmara está prestes a sair do papel. “Não fizemos a reforma que acrescentará mais gabinetes à Casa, porque só agora que o orçamento foi aprovado, não temos recursos financeiros suficientes para este tipo de serviço, e o prefeito Walace Guimarães (PMDB) irá trazer junto com as secretarias a verba para a criação destes 7 gabinetes que ainda faltam”, disse.

Atualmente Várzea Grande, tem 21 vereadores, oito a mais que na última legislatura. Alguns vereadores tiveram que adotar medidas alternativas junto com seus assessores para conseguir realizar seu trabalho junto à população várzea-grandense. “Na minha opinião como gestor, antes de pensar em aumentar o número de vereadores, tinha que ter pensado se a Casa Legislativa tinha estrutura para receber este aumento, se suportaria tamanha mudança, tanto como estrutura física, como administrativa e até mesmo financeira”, relata o vereador.

Saúde no município

Não é segredo nenhum que a saúde em Várzea Grande está um verdadeiro caos. A preocupação é normal e precisa de uma solução urgente. Segundo Waldir, o serviço prestado é muito pouco. “Precisamos fazer muito, mas acredito que o principal trabalho tem que ser a partir da prevenção. Desde as condições de trabalho, que são péssimas, falta funcionários capacitados, falta equipamento, falta medicamento, e a população precisa cada vez mais”, exalta o presidente.

Quando o assunto é sobre médicos, o vereador logo diz que não é por falta de convite. “A oferta de emprego é feita, porém a folha de pagamento é baixa, o salário oferecido é baixo, e ninguém se habilita a trabalhar tanto para ganhar tão pouco. A proposta deve melhorar, o assunto já foi discutido, e a mudança deve vir logo”, justifica ele.

O vereador que também é médico, fala a respeito do hospital metropolitano e indaga que o hospital deveria ser de portas abertas. “O único hospital que tem estrutura e muito boa por sinal é o Hospital Metropolitano, é ao meu ver é o único capacitado para suportar e conseguir atender a população de Cuiabá e Várzea Grande, mesmo que o governo do Estado administre, acredito que a melhor solução é esta por enquanto’, finaliza Waldir.

Projeto: A Cidade que Sonhei 
AconteceMT


O projeto visa atender a comunidade que tem maior dificuldade na acessibilidade ao serviço público, e teve inicio em fevereiro. Busca saber da população a cidade que cada um quer para si. “Fiz uma pesquisa interna para saber as maiores dificuldades sofridas pelos várzea-grandenses, e no projeto eu disponibilizo todo tipo de serviço social, tenho parceiros médicos, advogados, empresários, junto com a Politec, realizamos serviços simples que as pessoas ainda não conseguem ter acesso, e até mesmo para aumentar a auto-estima dos cidadãos”, conta Bento.

A escolha dos bairros é aleatória, sabe-se que muitos bairros precisam dessa assistência. “Ainda não tem como fazer em todos, mais até o fim do meu mandato quero ter atendido grande parte da população, o próximo evento que geralmente acontece no último domingo do mês está marcado para o dia 25 de agosto no bairro Jd. Paula I, e convido a todos desde já para participar e ajudar a melhorar a nossa cidade”, convida Bento.