Senai-MT realiza formatura de estudantes no lançamento do Plano Cuiabá Sem Miséria


A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, estará presente no evento
O Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), participa nesta terça-feira (19/08), às 9 horas, do lançamento do Plano Cuiabá Sem Miséria, iniciativa da Prefeitura Municipal, com a formatura de mil alunos de cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento será no Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e terá a participação da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campelo.

Entre os formandos, estão 200 estudantes do Senai-MT em cursos do Pronatec em parceria com o MDS. Eles devem atuar como operadores de computador, auxiliares administrativos, costureiros e operadores de caixa. A ministra também fará a inauguração, às 16 horas, do Espaço de Formação Profissional, que faz parte da estratégia de ações flexíveis do Senai-MT, localizados no Centro de Referência de Valorização da Vida do Alphaville no bairro Carumbé. No local estão funcionando os cursos de Modelista e Inglês Básico. Durante o evento, a população poderá fazer a inscrição para as próximas turmas.

Cuiabá já conta com 13 modernos Espaços de Formação Profissional com capacidade para 30 alunos. Elas estão localizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Getúlio Vargas, Nova Esperança, Pedra 90, Planalto, Tijucal, CPA 3 e Dom Aquino, além da Padaria Comunitária no bairro Jardim Florianópolis e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Norte Revivi) no Morada do Ouro.

O plano Brasil Sem Miséria, do governo federal, foi municipalizado com o objetivo de promover a redução da pobreza extrema, que hoje atinge cerca de três mil pessoas em Cuiabá – buscando a inclusão social e a promoção da cidadania, tendo como base a emancipação das famílias, através dos três pilares: garantia de renda, inclusão produtiva e acesso aos serviços públicos.

“O Senai-MT tem como missão promover a educação profissional e tecnológica, permitindo assim a emancipação das pessoas e o direito à cidadania. Estamos muito felizes em fazer parte de programas como este e comprometidos em continuar o trabalho de formação, para que mais pessoas tenham condições de conquistar uma vida digna e de qualidade”, pontua a diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun.